472 Questões de Enfermagem - Doenças Crônicas2025


  • Conselho Regional de Enfermagem da Paraíba (Coren PB)
  •  

    prancheta
    Q10387
    Ano: 2014 Banca: CONTEMAX   Órgão: Conselho Regional de Enfermagem da Paraíba (Coren PB)   Nível Superior   Prova: Enfermeiro Fiscal

     

    Em pacientes com Infarto agudo do miocárdio (IAM), devem ser realizadas condutas imediatas para alívio da dor precordial, de acordo com sintomatologia clínica, o que NÃO inclui:

     


     

    resolva Q10387    |     Comente a Questão (coloque o Nº "Q10387")    |   » Apostila de Enfermagem 2025

     

     

  • Prefeitura de Piraquara
  •  

    prancheta
    Q36987
    Ano: 2014 Banca: CEC NÚCLEO DE CONCUSOS   Órgão: Prefeitura de Piraquara   Nível Superior   Prova: Enfermeiro

     

    J.S., 75 anos, aposentado, procurou a Unidade de Pronto Atendimento (UPA), acompanhado de seu filho, muito ansioso e queixando-se de muita dor de cabeça, vertigem, dormência no braço esquerdo, náuseas e vômitos. Seu filho relata que J.S. mora sozinho, é diabético e hipertenso, fuma um maço de cigarros por dia e ingere cachaça diariamente. Refere que faz uso irregular das medicações de uso contínuo e que, há 2 anos, ficou internado pois apresentou quadro de infarto agudo do miocárdio. Ao exame físico, apresentava-se desidratado, emagrecido, hipocorado, anictérico, febril, pressão arterial: 200x100 mmHg, frequência respiratória: 28 ipm e frequência cardíaca: 72 bpm. Foi diagnosticado um quadro de acidente vascular encefálico (AVE) isquêmico. 
    Analise as afirmativas abaixo:
    I. No AVE hemorrágico, a oclusão de um vaso sanguíneo interrompendo o fluxo de sangue a uma região específica do cérebro interfere com as funções neurológicas dependentes daquela região e produz sintomatologia ou deficits característicos.
    II. A falta de oxigênio e nutrientes na região afetada pelo AVE isquêmico pode levar à morte neuronal em poucas horas, sendo fundamentais reconhecimento dos sintomas e o atendimento precoce.
    III. Os fatores de risco que o paciente apresenta são diabetes, hipertensão arterial, idade avançada, etilismo, tabagismo e história de infarto agudo do miocárdio.
    IV. Os sinais de AVE acontecem de forma lenta e são combinados: fraqueza ou adormecimento em apenas um lado do corpo, dificuldade para falar ou entender coisas simples, engolir, andar e enxergar, tontura, perda da força da musculatura do rosto ficando com a boca torta, dor de cabeça intensa e perda da coordenação motora.
    V. As ações preventivas para doenças do aparelho circulatório a serem executadas pelo enfermeiro na atenção básica são: a realização de consulta de enfermagem ou visita domiciliar abordando fatores de risco, tratamento não medicamentoso, estímulo e orientação ao tratamento das doenças crônicas, estímulo à cessação do tabagismo e etilismo, orientação à atividade física e alimentação equilibrada.
    Estão corretas as afirmativas:

     


     

    resolva Q36987    |     Comente a Questão (coloque o Nº "Q36987")    |   » Apostila de Enfermagem 2025

     

     

    prancheta
    Q36997

    Enfermagem   » Diabetes Mellitus, Doenças Crônicas Não Transmissíveis

    Ano: 2014 Banca: CEC NÚCLEO DE CONCUSOS   Órgão: Prefeitura de Piraquara   Nível Superior   Prova: Enfermeiro

     

    É indispensável uma abordagem multidisciplinar para o acompanhamento dos pacientes diabéticos, voltada principalmente para continuidade do tratamento em longo prazo e orientação. As hospitalizações causadas por pé diabético são prolongadas e recorrentes, exigindo grande número de consultas ambulatoriais e necessidade de cuidado domiciliar. A respeito do paciente diabético e de sua assistência, é INCORRETO afirmar:

     


     

    resolva Q36997    |     Comente a Questão (coloque o Nº "Q36997")    |   » Apostila de Enfermagem 2025

     

     

  • Tribunal Regional do Trabalho da 5ª Região (TRT 5)
  •  

    prancheta
    Q34871

    Enfermagem   » Diabetes Mellitus, Doenças Crônicas Não Transmissíveis

    Ano: 2013  Órgão: Tribunal Regional do Trabalho da 5ª Região (TRT 5)   Nível Superior   Prova: Analista Judiciário - Enfermagem

     

    Uma mulher apresenta cintura abdominal de 89 cm e Índice de Massa Corporal - IMC de 28. A pressão arterial da mesma é aferida diariamente e tem se mantido entre 128 a 130 mmHg (sistólica) e entre 84 a 86 mmHg (diastólica), sendo que a glicemia de jejum é de 128 mg/dL e a glicemia casual é de 190 mg/dL. Tem diagnóstico prévio da síndrome de ovários policísticos, e no seu histórico familiar há um primo de segundo grau paterno com Diabetes tipo 2.
    O enfermeiro identifica nessa mulher fatores indicativos de maior risco para Diabetes tipo 2,tais como

     


     

    resolva Q34871    |     Comente a Questão (coloque o Nº "Q34871")    |   » Apostila de Enfermagem 2025

     

     

    prancheta
    Q34872

    Enfermagem   » Diabetes Mellitus, Doenças Crônicas Não Transmissíveis

    Ano: 2013  Órgão: Tribunal Regional do Trabalho da 5ª Região (TRT 5)   Nível Superior   Prova: Analista Judiciário - Enfermagem

     

    Na assistência ao indivíduo portador de diabetes tipo 2, o enfermeiro atenta, dentre outros, para o aumento de risco, nesses indivíduos, de

     


     

    resolva Q34872    |     Comente a Questão (coloque o Nº "Q34872")    |   » Apostila de Enfermagem 2025

     

     

    Compartilhe:

    Veja mais Questões de Doenças Crônicas

     

    Compartilhe Questões de Doenças Crônicas para Concurso

     

     

    Deixe seu comentário com o número da Questão ex.Q12345:

    *Para ver o gabarito - clique em → resolva Q...:

    As questões são de autoria das organizadoras mencionadas, divergências quanto ao conteúdo, ao gabarito, a formulação etc., devem ser encaminhas a elas (organizadoras de concursos)