Questões para Concursos 2025

Questoes - 563 ª Página

 

 

» Veja Provas Completas

 

 

  • Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins (IFTO)
  •  

    prancheta
    Q63391

     

    O carbonato de lítio é o medicamento indicado no tratamento de episódios maníacos nos transtornos bipolares; no tratamento de manutenção de indivíduos com transtorno bipolar, diminuindo a frequência dos episódios maníacos e a intensidade destes quadros; na prevenção da mania recorrente; prevenção da fase depressiva e tratamento da hiperatividade psicomotora. Medicamento bastante usado, porém, deve-se atentar à toxicidade aguda pelo lítio, que provoca alterações em vários órgãos e sistemas. No sistema neurológico pode apresentar sinais e sintomas que variam conforme a intensidade da intoxicação aguda (leve/moderada/grave).

    Analise as opções abaixo e marque a correta quanto aos sinais e sintomas conforme a intensidade da intoxicação por lítio. 

     


     

    resolva Q63391    |     Comente a Questão (coloque o Nº "Q63391")    |   » Apostila de Enfermagem 2025

     

     

    prancheta
    Q63389

     

    O Diabetes mellitus (DM) não controlado pode provocar a longo prazo disfunção e falência de vários órgãos, especialmente rins, olhos, nervos, coração e vasos sanguíneos. Estudos epidemiológicos sustentam a hipótese de uma relação direta e independente entre os níveis sanguíneos de glicose e a doença cardiovascular. Também está associado ao aumento da mortalidade e ao alto risco de desenvolvimento de complicações micro e macrovasculares, bem como de neuropatias. As complicações agudas do DM incluem a descompensação hiperglicêmica aguda, que pode evoluir para complicações mais graves como cetoacidose diabética e síndrome hiperosmolar hiperglicêmica não cetótica, e a hipoglicemia. Por serem complicações recorrentes nos atendimentos de emergência, a identificação rápida dos sinais e sintomas e o diagnóstico precoce proporcionará um tratamento rápido e eficaz e aumento da sobrevida desses pacientes. Deste modo, analise as afirmativas seguintes e marque a opção correta quanto aos sinais e sintomas das principais complicações agudas do DM. 

    I. Os principais sintomas da cetoacidose são: poliúria, enurese, hálito cetônico, fadiga, visão turva, náuseas e dor abdominal, além de vômitos, desidratação, hiperventilação, e alterações do estado mental. O diagnóstico é realizado por hiperglicemia (glicemia >250mg/dl), cetonemia e acidose metabólica (pH <7,3 e bicarbonato <15mEq/l.).
    II. A síndrome hiperosmolar não cetótica é um estado de hiperglicemia grave (> 600 a 800mg/dL) acompanhada de desidratação e alterações no estado mental, na ausência de Cetose. Ocorre apenas no diabetes tipo 2, em que um mínimo de ação insulínica preservada pode prevenir a cetogênese. A mortalidade é mais elevada que nos casos de cetoacidose diabética devido à idade mais elevada dos pacientes e à gravidade dos fatores precipitantes.
    III. Hipoglicemia é a diminuição dos níveis glicêmicos, com ou sem sinais, para valores abaixo de 70 mg/dL. Geralmente, a queda da glicemia leva a sintomas neuroglicopênicos (fome, tontura, fraqueza, dor de cabeça, confusão, coma, convulsão) e a manifestação de liberação do sistema simpático (sudorese, taquicardia, apreensão, tremor). 

     


     

    resolva Q63389    |     Comente a Questão (coloque o Nº "Q63389")    |   » Apostila de Enfermagem 2025

     

     

    prancheta
    Q63388

     

    A maioria das pessoas que se matam dão avisos sobre suas intenções. Se o paciente se torna quieto e aparenta estar tranquilo, pode ser um sinal importante de que resolveu a ambivalência e decidiu morrer. Como forma de auxiliar na avaliação, há uma série de fatores predisponentes, precipitantes e protetores que devem ser sondados a fim de ajudar na definição de presença ou ausência de risco de suicídio. Analise as proposições seguintes, no que se refere à definição desses fatores, e marque a opção correta.

    I. Fatores predisponentes: sexo (masculino: tentativa, feminino: suicídio), idade (mais jovens: suicídio, mais idosos: tentativa), história familiar de comportamento suicida, alcoolismo ou outros transtornos mentais, tentativas prévias, presença de doenças físicas, estado civil: divorciado, viúvo, solteiro e casado, estar desempregado ou aposentado, entre outros. 
    II. Fatores protetores: ausência de transtorno mental, gestação, senso de responsabilidade para com a família, suporte social positivo, religiosidade, estar empregado, satisfação elevada com a vida, presença de criança na família, capacidade de resolução de problemas positiva, teste de realidade intacto, relação terapêutica positiva.
    III. Fatores precipitantes: separação conjugal, ruptura de relação amorosa, rejeição afetiva e/ou social, alta recente de hospitalização psiquiátrica, graves perturbações familiares, perda do emprego, modificação na situação econômica ou financeira, gestação indesejada, vergonha, culpa, ansiedade intensa, insônia global, intoxicação por substâncias psicoativas, temor de ser descoberto (por algo socialmente indesejado). 

     


     

    resolva Q63388    |     Comente a Questão (coloque o Nº "Q63388")    |   » Apostila de Enfermagem 2025

     

     

    prancheta
    Q63405

     

    Síndrome de Guillain-Barré (SGB) é uma doença autoimune em que o sistema imunológico reconhece e ataca o sistema nervoso levando à lesão da bainha de mielina. Recentemente, por ocasião das epidemias por arbovírus transmitidos pelo Aedes Aegypti, vem se observando associação da SGB com a infecção prévia pelos vírus da Dengue, Chikungunya e, especialmente, o Zika Vírus (BRASIL, 2015). Quanto aos diagnósticos de enfermagem referentes ao paciente portador de SGB, segundo taxonomia NANDA–I, é correto afirmar, exceto:  

     


     

    resolva Q63405    |     Comente a Questão (coloque o Nº "Q63405")    |   » Apostila de Enfermagem 2025

     

     

    prancheta
    Q63385

     

    Em relação à qualidade da Ressuscitação Cardiopulmonar (RCP) em adultos, analise as afirmativas a seguir baseado no algoritmo do Suporte avançado de vida (SAVC) para RCP 2018 da American Heart Association: Suporte avançado de vida Cardiovascular e Suporte avançado de vida em Pediatria.

    I. Comprima com força (pelo menos 5cm) e rapidez (100-120/min.) e aguarde o retorno total do tórax.
    II. Minimize interrupções nas compressões e evite ventilação excessiva.
    III. Alterne as pessoas que aplicam as compressões a cada 3 minutos.
    IV. Sem via área avançada, relação compressão-ventilação de 30:2.
    V. Capnografia quantitativa com forma de onda – Se PETCO2 <10mmHg, tente melhorar a qualidade da RCP.

     


     

    resolva Q63385    |     Comente a Questão (coloque o Nº "Q63385")    |   » Apostila de Enfermagem 2025

     

     

     

    Compartilhe Questões

     

     

    Deixe seu comentário com o número da Questão ex.Q12345:

    *Para ver o gabarito - clique em → resolva Q...:

    As questões são de autoria das organizadoras mencionadas, divergências quanto ao conteúdo, ao gabarito, a formulação etc., devem ser encaminhas a elas (organizadoras de concursos)