Questões IDECAN para Concursos 2025

Questoes IDECAN - 43 ª Página

 

 

» Veja Provas Completas IDECAN

 

 

  • Secretaria de Estado da Administração e Recursos Humanos do Governo do Rio Grande do Norte
  •  

    prancheta
    Q7329

     

    Algumas teorias sobre o currículo apresentam‐se como teorias tradicionais, procuram ser neutras, enquanto outras, chamadas teorias críticas e pós‐críticas, argumentam que nenhuma teoria é neutra ou desinteressada, mas que implica relações de poder e demonstra a preocupação com as conexões entre saber, identidade e poder. As diferentes teorias do currículo se diferenciam, inclusive, pela ênfase que dão à natureza da aprendizagem, do conhecimento, da cultura, da sociedade, enfim, à natureza humana. Considerando as teorias citadas, relacione‐as adequadamente com suas respectivas características.
    1. Teoria tradicional.

    2. Teoria crítica.

    3. Teoria pós‐crítica.

    (     ) As relações de gênero constituem um dos enfoques mais presentes nesta teoria, que questionam, não apenas as desigualdades de classes sociais.

    (     ) Preocupam‐se em desenvolver conceitos que permitem compreender, com base em uma análise marxista, o que o currículo faz. No desenvolvimento desses conceitos, existe uma ligação entre educação e ideologia.  

    (     ) Procura ser científica e objetiva, tendo como principal foco identificar os objetivos da educação escolarizada, formar o trabalhador especializado ou proporcionar à população uma educação geral, acadêmica.

    (     ) Esta teoria faz análise do currículo multiculturalista que destaca a diversidade das formas culturais do mundo contemporâneo. O multiculturalismo, mesmo sendo considerado estudo da antropologia, mostra que nenhuma cultura pode ser julgada superior a outra.  

    (     ) A tarefa dos especialistas em currículo, nesta teoria, consiste em fazer um levantamento das habilidades, em desenvolver currículos que permitam que essas habilidades fossem desenvolvidas e, finalmente, em planejar e elaborar instrumentos de medição para dizer com precisão se elas foram aprendidas.  

    (     ) As bases desta teoria são estudos sociológicos, filosóficos e antropológicos, sendo as ideias de Marx bastante marcantes. A partir dessas ideias, o currículo passou a ser um espaço de poder, um meio pelo qual é reproduzida e mantida uma ideologia dominante, podendo também ser um espaço de construção, de libertação e de autonomia.

    A sequência está correta em

     


     

    resolva Q7329    |     Comente a Questão (coloque o Nº "Q7329")    |   » Apostila de Conhecimentos Pedagógicos 2025

     

     

    prancheta
    Q2231

     

    » Conteúdo Associado à Questão
    Sobre o Projeto Político‐Pedagógico (PPP), assinale a INCORRETA.

     


     

    resolva Q2231    |     Comente a Questão (coloque o Nº "Q2231")    |   » Apostila de Pedagogia 2025

     

     

    prancheta
    Q2232

    Pedagogia   »

     

    Significativo avanço nas tendências pedagógicas e, consequentemente, na ação docente foi, sem dúvida, o surgimento das teorias construtivistas e interacionistas fundamentadas no pensamento de Piaget. Considerando o exposto, analise as afirmativas a seguir.
    I. Quando a concepção de aprendizagem está vinculada ao processo de conhecimento, também denominado de processo cognitivo, e não mais no processo de condicionamento, ou seja, através da inteligência, o ser humano age, aprende e constrói conhecimentos que lhe possibilitam uma interação cada vez melhor com o meio, por mais adverso que este lhe seja.
    II. Uma maneira adequada de ampliar e/ou modificar as estruturas do aluno consiste em provocar discordâncias ou conflitos cognitivos que representem desequilíbrios a partir dos quais, mediante atividades, o aluno consiga reequilibrar‐se, superando a discordância reconstruindo o conhecimento.
    III. A contribuição desses fundamentos teóricos na aprendizagem escolar tem como objetivo principal alcançar comportamentos apropriados por parte dos alunos, basicamente entendidos como apropriação e modificação de respostas. Assim, se a resposta emitida for desejada haverá reforço, cuja natureza dependerá, necessariamente, do nível etário e do esforço dos alunos.
    Estão corretas as afirmativas

     


     

    resolva Q2232    |     Comente a Questão (coloque o Nº "Q2232")    |   » Apostila de Pedagogia 2025

     

     

    prancheta
    Q2233

    Pedagogia   »

     

    “Atualmente, na escola, a avaliação tem sido praticada para aprovar ou reprovar os alunos, caracterizando‐se como uma ameaça que intimida o aluno. Descomprometida com a aprendizagem do aluno, contribui para autoimagem negativa, causando reprovação e repetência e, ainda, fracasso escolar, sendo que cada vez mais encontra no âmbito escolar uma avaliação que prenuncia castigo."
    Considerando o texto e o pressuposto anterior, analise a situação hipotética: uma professora de uma determinada escola que deseja considerar o erro dos seus alunos como algo construtivo deverá ter como procedimento inicial para atingir seu objetivo:

     


     

    resolva Q2233    |     Comente a Questão (coloque o Nº "Q2233")    |   » Apostila de Pedagogia 2025

     

     

    prancheta
    Q2230

    Pedagogia   »

     

    Segundo Samuel Rocha Barros (op. cit., p. 170‐1), em sentido amplo o currículo escolar abrange todas as experiências escolares. Por currículo escolar entende‐se todas as atividades planejadas e desenvolvidas na escola, as experiências de aprendizagem às quais os alunos passam bem como as matérias previstas para cada nível de ensino, o que o torna uma espécie de mapa, que guia os profissionais a uma boa prática, visto que cada escola está inserida em um contexto, seja temporal ou regional. Considerando os tipos de currículos (real, oculto e previsto), analise as afirmativas a seguir.
    I. Currículo __________ é aquele preestabelecido em todo um território, seja nacional ou estatal, que todos os professores devem seguir e executar. Ele atribui à escola o papel de reproduzir a cultura e é imposto por documentos oficiais como Lei de Diretrizes e Bases e Parâmetros Curriculares Nacionais.
    II. Currículo __________ é aquele que acontece dentro da sala de aula entre educadores e seus alunos. Tendo caráter bem prático e flexível, ele diz respeito às atividades planejadas e desenvolvidas no Projeto Político‐Pedagógico da escola e os planos de aula realizados pelos professores.
    III. Currículo __________ são as influências externas e internas que afetam a aprendizagem dos alunos de alguma maneira, as manifestações e simbologias no ambiente escolar. Este tipo de currículo diz respeito aos conteúdos diários que os alunos aprendem durante as aulas, seus atos, comportamentos, gestos, percepções, mas que não são oficiais, ou seja, não se encontram documentados em papel.
    Assinale a alternativa que completa corretamente e sequencialmente as afirmativas anteriores.

     


     

    resolva Q2230    |     Comente a Questão (coloque o Nº "Q2230")    |   » Apostila de Pedagogia 2025

     

     

     

    Compartilhe Questões

     

     

    Deixe seu comentário com o número da Questão ex.Q12345:

    *Para ver o gabarito - clique em → resolva Q...:

    As questões são de autoria das organizadoras mencionadas, divergências quanto ao conteúdo, ao gabarito, a formulação etc., devem ser encaminhas a elas (organizadoras de concursos)