Questões IDECAN para Concursos 2025

Questoes IDECAN - 45 ª Página

 

 

» Veja Provas Completas IDECAN

 

 

  • Prefeitura de Natal
  •  

    prancheta
    Q39340
    Ano: 2016 Banca: IDECAN   Órgão: Prefeitura de Natal   Nível Superior   Prova: Pedagogo

     

    As diferentes linhas pedagógicas, tendências ou abordagens no ensino brasileiro fornecem diretrizes à ação pedagógica, mesmo considerando que sua elaboração, na prática, é individual e intransferível. Para Mizukami (1986), são características da abordagem cognitivista: 

     


     

    resolva Q39340    |     Comente a Questão (coloque o Nº "Q39340")    |   » Apostila de Conhecimentos Pedagógicos 2025

     

     

    prancheta
    Q39341
    Ano: 2016 Banca: IDECAN   Órgão: Prefeitura de Natal   Nível Superior   Prova: Pedagogo

     

    O desenvolvimento é entendido por Wallon como processos de mudanças resultantes de conflitos: conflito entre corpo e sociedade, entre emoção e razão, entre emoção e corpo, entre razão e sociedade. Os conflitos pelos quais passamos para nos tornarmos quem somos se expressam mais visivelmente em momentos críticos do desenvolvimento, descritos por Wallon em estágios. Assinale-os.

     


     

    resolva Q39341    |     Comente a Questão (coloque o Nº "Q39341")    |   » Apostila de Conhecimentos Pedagógicos 2025

     

     

    prancheta
    Q7327

     

    “(...) vinculada ao processo de ensino e de aprendizagem precisamos elaborar um projeto de avaliação que em primeira instância e, através dos instrumentos nele instituído, possa servir a todo instante como feedback para avaliar não só o aluno, seu conhecimento, mas também toda uma proposta da escola, possibilitando, assim, validar e/ou rever o trabalho pedagógico a cada momento em que isto se fizer necessário.”  

                                                                                                               (Rabelo, 1999, p. 12.)

    Considerando o exposto, a avaliação nessa ótica deverá ser

     


     

    resolva Q7327    |     Comente a Questão (coloque o Nº "Q7327")    |   » Apostila de Conhecimentos Pedagógicos 2025

     

     

    prancheta
    Q39343
    Ano: 2016 Banca: IDECAN   Órgão: Prefeitura de Natal   Nível Superior   Prova: Pedagogo

     

    “Quem tem fome não tem escolha. O seu espírito não vem de onde ele gostaria, mas da fome.” (Max Frisch.)
    Acerca do pensamento de Max Frisch, é correto afirmar que

     


     

    resolva Q39343    |     Comente a Questão (coloque o Nº "Q39343")    |   » Apostila de Conhecimentos Pedagógicos 2025

     

     

    prancheta
    Q39344
    Ano: 2016 Banca: IDECAN   Órgão: Prefeitura de Natal   Nível Superior   Prova: Pedagogo

     

    Para Saviani (2008), a distribuição das concepções pedagógicas ao longo da história da educação brasileira se baseou na noção de predominância ou hegemonia, ou seja, a cada período corresponde à predominância de determinada concepção pedagógica, sendo isso o que diferencia os períodos entre si. Assinale a alternativa que apresenta a concepção elaborada por Saviani

     


     

    resolva Q39344    |     Comente a Questão (coloque o Nº "Q39344")    |   » Apostila de Conhecimentos Pedagógicos 2025

     

     

     

    Compartilhe Questões

     

     

    Deixe seu comentário com o número da Questão ex.Q12345:

    *Para ver o gabarito - clique em → resolva Q...:

    As questões são de autoria das organizadoras mencionadas, divergências quanto ao conteúdo, ao gabarito, a formulação etc., devem ser encaminhas a elas (organizadoras de concursos)