Questões FUNDEP para Concursos 2025

Questoes FUNDEP - 172 ª Página

 

 

» Veja Provas Completas FUNDEP

 

 

  • Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCE MG)
  •  

    prancheta
    Q37790

    Contabilidade Pública   » Mensuração e Avaliação de Itens Patrimoniais, Procedimentos Contábeis Patrimoniais

    Ano: 2018 Banca: FUNDEP   Órgão: Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCE MG)   Nível Superior   Prova: Auditor - Conselheiro Substituto

     

    Analise as afirmativas a seguir relativas à avaliação e mensuração de ativos e passivos em entidades do setor público, tomando por base a NBC T 16.10.
    I. As participações em empresas sobre cuja administração se tenha influência significativa devem ser mensuradas ou avaliadas pelo método da equivalência patrimonial. Para as demais participações, deve ser empregado o método do custo de aquisição.
    II. Os gastos posteriores à aquisição do ativo imobilizado devem ser incorporados ao seu valor quando houver possibilidade de geração de benefícios econômicos futuros ou potenciais de serviços.
    III. Os direitos que tenham por objeto bens incorpóreos destinados à manutenção da atividade pública ou exercidos com essa finalidade são mensurados ou avaliados com base no valor de aquisição ou de produção.
    IV. As reavaliações devem ser feitas utilizando-se o valor justo ou o valor de mercado na data de encerramento do Balanço Patrimonial, pelo menos a cada dois anos para as contas cujos valores de mercado variarem significativamente.
    Estão corretas as afirmativas: 

     


     

    resolva Q37790    |     Comente a Questão (coloque o Nº "Q37790")    |   » Apostila de Contabilidade Pública 2025

     

     

    prancheta
    Q10982
    Ano: 2016 Banca: FUNDEP   Órgão: IFN MG   Nível Médio   Prova: Técnico em Contabilidade

     

    No âmbito das Normas Brasileiras de Contabilidade Aplicadas ao Setor Público, há várias normas específicas, dentre elas, a NBC T 16.2, a NBC T 16.3 e a NBC T 16.4. Aquela estabelece o conceito de patrimônio público, sua classificação sob o enfoque contábil, o conceito e a estrutura do sistema de informação contábil. Essa estabelece as bases para controle contábil do planejamento desenvolvido pelas entidades do setor público, expresso em planos hierarquicamente interligados. Esta estabelece conceitos, natureza e tipicidades das transações no setor público.
    Quanto a essas três normas, é incorreto afirmar:
     

     


     

    resolva Q10982    |     Comente a Questão (coloque o Nº "Q10982")    |   » Apostila de Contabilidade Pública 2025

     

     

    prancheta
    Q10983
    Ano: 2016 Banca: FUNDEP   Órgão: IFN MG   Nível Médio   Prova: Técnico em Contabilidade

     

    Tomando como base os preceitos da NBC T 16.5, aprovada pela Res. Nº 1.132/08 do Conselho Federal de Contabilidade, analise as afirmativas a seguir sobre os critérios para o registro contábil dos atos e dos fatos que afetam ou possam vir a afetar o patrimônio das entidades do setor público e assinale com V as verdadeiras e com F as falsas.
    ( ) Uma das características do registro e da informação contábil no setor público é a Imparcialidade, ou seja, os registros contábeis e as informações apresentadas devem reconhecer os fenômenos patrimoniais em sua totalidade, não podendo ser omitidas quaisquer partes do fato gerador.
    ( ) A entidade do setor público deve manter sistema de informação contábil refletido em plano de contas que inclua a terminologia de todas as contas e sua adequada codificação, bem como a identificação do subsistema a que pertence, a natureza e o grau de desdobramento, possibilitando os registros de valores e a integração dos subsistemas.
    ( ) Os registros contábeis devem ser efetuados de forma analítica, refletindo a transação constante em documento hábil, em consonância com os Princípios de Contabilidade. No caso de registros extemporâneos, devem consignar, nos seus históricos, as datas efetivas das ocorrências e a razão do atraso.
    ( ) Para os atos da administração com potencial de modificar o patrimônio da entidade, os documentos em papel podem ser digitalizados e armazenados em meio eletrônico ou magnético, desde que assinados e autenticados, em observância à Norma Brasileira de Contabilidade que trata da escrituração em forma eletrônica.
    Assinale a sequência CORRETA.
     

     


     

    resolva Q10983    |     Comente a Questão (coloque o Nº "Q10983")    |   » Apostila de Contabilidade Pública 2025

     

     

    prancheta
    Q10984
    Ano: 2016 Banca: FUNDEP   Órgão: IFN MG   Nível Médio   Prova: Técnico em Contabilidade

     

    Nas entidades do setor público, o registro contábil deve ser feito pelo método das partidas dobradas e os lançamentos devem debitar e creditar contas que apresentem a mesma natureza de informação. Assim, para a amortização de operação de crédito, associe a COLUNA I com a COLUNA II, relacionando os estágios dessa despesa com os lançamentos nos subsistemas orçamentário ou patrimonial. Considere (P) como passivo permanente e (F) como passivo financeiro.
    COLUNA I
    1. Empenho
    2. Liquidação
    3. Pagamento
    4. Fixação
    COLUNA II
    ( ) D 5.2.2.x.x.xx.xx Dotação Inicial C 6.2.2.x.x.xx.xx Crédito Disponível
    ( ) D 2.1.2.x.x.xx.xx Empréstimos e Financiamentos a Curto Prazo (F) C 1.1.1.1.x.xx.xx Caixa e Equivalentes de Caixa em Moeda Nacional (F)
    ( ) D 6.2.2.1.3.02.xx Crédito Empenhado em Liquidação C 6.2.2.1.3.03.xx Crédito Empenhado Liquidado a Pagar
    ( ) D 2.1.2.x.x.xx.xx Empréstimos e Financiamentos a Curto Prazo (P) C 2.1.2.x.x.xx.xx Empréstimos e Financiamentos a Curto Prazo (F)
    Assinale a sequência CORRETA.
     

     


     

    resolva Q10984    |     Comente a Questão (coloque o Nº "Q10984")    |   » Apostila de Contabilidade Pública 2025

     

     

    prancheta
    Q10985
    Ano: 2016 Banca: FUNDEP   Órgão: IFN MG   Nível Médio   Prova: Técnico em Contabilidade

     

    Associe a COLUNA I com a COLUNA II, relacionando a categoria econômica / origem / espécie da Receita Pública com as suas respectivas descrições.
    COLUNA I
    1. Receita corrente – taxas
    2. Receita corrente – contribuição de melhoria
    3. Receita corrente – patrimonial
    4. Receita de capital – transferências de capital
    COLUNA II
    ( ) Recursos devidos aos entes da Federação como forma de participação no resultado da exploração dos seus recursos minerais, hídricos, florestais e outros, definidos no ordenamento jurídico.
    ( ) Espécie de tributo e tem como fato gerador a valorização imobiliária que decorra de obras públicas, contanto que haja nexo causal entre o acréscimo de valor obtido e a realização da obra pública.
    ( ) Recursos financeiros recebidos de outras pessoas de direito público ou privado e destinados para atender despesas em investimentos ou inversões financeiras, a fim de satisfazer finalidade pública específica; sem corresponder, entretanto, a contraprestação direta ao ente transferidor.
    ( ) Espécie de tributo que tem como fato gerador o exercício regular do poder de polícia administrativa ou a utilização, efetiva ou potencial, de serviço público específico e divisível, prestado ao contribuinte ou posto a sua disposição.
    Assinale a sequência CORRETA.
     

     


     

    resolva Q10985    |     Comente a Questão (coloque o Nº "Q10985")    |   » Apostila de Contabilidade Pública 2025

     

     

     

    Compartilhe Questões

     

     

    Deixe seu comentário com o número da Questão ex.Q12345:

    *Para ver o gabarito - clique em → resolva Q...:

    As questões são de autoria das organizadoras mencionadas, divergências quanto ao conteúdo, ao gabarito, a formulação etc., devem ser encaminhas a elas (organizadoras de concursos)