Questões FCC para Concursos 2025

Questoes FCC - 159 ª Página

 

 

» Veja Provas Completas FCC

 

 

  • Companhia do Metropolitano do Estado de São Paulo (Metrô - SP)
  •  

    prancheta
    Q61190

    Português   » Pontuação, Parênteses, Travessão

     

    » Conteúdo Associado à Questão
    Considere as afirmativas seguintes, a respeito do emprego de sinais de pontuação no texto.
    I. ... é justamente o resultado de avanços de uma legislação que chegou aos 100 anos. (1o parágrafo)
    Estaria correta a colocação de um sinal de dois- pontos após a palavra legislação, para separar o segmento que chegou aos 100 anos.
    II. Os parênteses empregados em (as faixas) – 1o parágrafo – e em (setas) – último parágrafo – isolam elementos de natureza especificativa.
    III. ... e exigiu-se a instalação de placas com números para identificá-los – e as ruas ganharam sinalização. (3o parágrafo)
    O travessão poderia ser corretamente substituído por uma vírgula, sem prejuízo da correção e da clareza.
    Está correto o que se afirma em

     


     

    resolva Q61190    |     Comente a Questão (coloque o Nº "Q61190")    |   » Apostila de Português 2025

     

     

    prancheta
    Q31816

    Português   » Pontuação

    Ano: 2013 Banca: FCC   Órgão: Tribunal Regional do Trabalho da 9ª Região (TRT 9)   Nível Médio   Prova: Técnico de Enfermagem

     

    » Conteúdo Associado à Questão
    A frase que apresenta pontuação inteiramente adequada é:

     


     

    resolva Q31816    |     Comente a Questão (coloque o Nº "Q31816")    |   » Apostila de Português 2025

     

     

    prancheta
    Q31818

    Português   » Flexão verbal de tempo (presente, pretérito, futuro), Morfologia - Verbos

    Ano: 2013 Banca: FCC   Órgão: Tribunal Regional do Trabalho da 9ª Região (TRT 9)   Nível Médio   Prova: Técnico de Enfermagem

     

    » Conteúdo Associado à Questão
    esta vida é uma viagem / pena eu estar / só de passagem
    O segmento em destaque nos versos acima transcritos equivale a: que eu

     


     

    resolva Q31818    |     Comente a Questão (coloque o Nº "Q31818")    |   » Apostila de Português 2025

     

     

    prancheta
    Q31820
    Ano: 2013 Banca: FCC   Órgão: Tribunal Regional do Trabalho da 9ª Região (TRT 9)   Nível Médio   Prova: Técnico de Enfermagem

     

    » Conteúdo Associado à Questão
    A substituição do segmento grifado por um pronome, com os necessários ajustes, foi realizada corretamente em:

     


     

    resolva Q31820    |     Comente a Questão (coloque o Nº "Q31820")    |   » Apostila de Português 2025

     

     

    prancheta
    Q31819

    Português   » Noções Gerais de Compreensão e Interpretação de Texto, Interpretação de Textos

    Ano: 2013 Banca: FCC   Órgão: Tribunal Regional do Trabalho da 9ª Região (TRT 9)   Nível Médio   Prova: Técnico de Enfermagem

     

    » Conteúdo Associado à Questão
    Leia com atenção as afirmações abaixo.
    I. O autor usa a expressão redes sociais para designar tanto as novas tecnologias de comunicação virtual como as formas ancestrais de socialização e troca de informações entre os seres humanos.
    II. O ponto de interrogação empregado no último parágrafo é desnecessário e poderia ser dispensado, pois se trata de uma pergunta retórica, já que se infere do texto que o movimento social conhecido como Primavera Árabe apenas se disseminou pelos países árabes porque houve ali acesso maciço às tecnologias de comunicação virtual.
    III. Infere-se do texto que o comportamento de uma pessoa é influenciado em alguma medida pelo comportamento daqueles com quem ela se comunica de alguma forma.
    IV. O autor defende a tese de que, desde a época primitiva, as crenças e os valores dos membros de uma determinada comunidade são moldados pelas ideias dos que ostentam posição hierárquica superior.
    Está correto o que se afirma APENAS em

     


     

    resolva Q31819    |     Comente a Questão (coloque o Nº "Q31819")    |   » Apostila de Português 2025

     

     

     

    Compartilhe Questões

     

     

    Deixe seu comentário com o número da Questão ex.Q12345:

    *Para ver o gabarito - clique em → resolva Q...:

    As questões são de autoria das organizadoras mencionadas, divergências quanto ao conteúdo, ao gabarito, a formulação etc., devem ser encaminhas a elas (organizadoras de concursos)