Questões IBFC para Concursos 2025

Questoes IBFC - 236 ª Página

 

 

» Veja Provas Completas IBFC

 

 

  • Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH)
  •  

    prancheta
    Q34086
    Ano: 2016 Banca: IBFC   Órgão: Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH)   Nível Superior   Prova: Biólogo (HUPEST-UFSC)

     

    A tuberculose é uma doença infecciosa e transmissível, causada pelo Mycobacterium tuberculosis, que afeta prioritariamente os pulmões, embora possa acometer outros órgãos e sistemas. A apresentação pulmonar, além de ser mais frequente, é também a mais relevante para a saúde pública pois é a principal responsável pela transmissão da doença. Atualmente existem várias técnicas para o diagnóstico da tuberculose. Assinale a alternativa em que a técnica é descrita como padrão ouro para o diagnóstico da tuberculose.

     


     

    resolva Q34086    |     Comente a Questão (coloque o Nº "Q34086")    |   » Apostila de Enfermagem 2025

     

     

    prancheta
    Q34085
    Ano: 2016 Banca: IBFC   Órgão: Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH)   Nível Superior   Prova: Biólogo (HUPEST-UFSC)

     

    Algumas patologias como febre reumática, escarlatina, erisipela e amigdalite, podem ser diagnosticadas pela reação de uma exoenzima tóxica produzida por muitos estreptococos hemolíticos do grupo A. Tendo em conta a grande quantidade de exoenzimas liberadas in vivo, a determinação da resposta dos anticorpos, frente à presença dessa exoenzima, converteu-se em um procedimento rotineiro para o diagnóstico e tratamento dessas patologias. Assinale a alternativa cuja técnica demonstra o diagnóstico laboratorial através dessa reação.

     


     

    resolva Q34085    |     Comente a Questão (coloque o Nº "Q34085")    |   » Apostila de Enfermagem 2025

     

     

    prancheta
    Q34082
    Ano: 2016 Banca: IBFC   Órgão: Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH)   Nível Superior   Prova: Biólogo (HUPEST-UFSC)

     

    O ambiente de laboratório em que se manipulam materiais biológicos precisa ser adequadamente construído e organizado, além de ter mecanismos de contenção específicos de acordo com a classe de risco biológico. Os laboratórios em que são manipulados agentes infecciosos devem obedecer critérios específicos de segurança denominados níveis de contenção. Assinale a alternativa correta correlacionando a primeira coluna de acordo com a segunda em relação aos níveis de segurança.
    I. É necessário maior proteção da equipe de laboratório, devido a exposição ocasional e inesperada de microorganismos pertencentes a grupo de risco mais elevados.
    II. é o mais alto nível de contenção. Requer barreiras de contenção e equipamentos de segurança biológica especiais, área de suporte laboratorial e um sistema de ventilação especifico.
    III. Aplica-se aos laboratórios de ensino básico; são exigidos bom planejamento espacial e funcional e adoção de práticas seguras de laboratório.
    IV. O laboratório requer desenho e construção especializados, com controle restrito nas fases de construção, inspeção, operação e manutenção. A equipe de laboratório deve receber treinamento especifico quanto aos procedimentos de segurança na manipulação desses agentes.O acesso a essa área é restrito ao pessoal autorizado.
    A) Nível 1.
    B) Nível 2.
    C) Nível 3.
    D) Nível 4.
     

     


     

    resolva Q34082    |     Comente a Questão (coloque o Nº "Q34082")    |   » Apostila de Enfermagem 2025

     

     

    prancheta
    Q34080
    Ano: 2016 Banca: IBFC   Órgão: Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH)   Nível Superior   Prova: Biólogo (HUPEST-UFSC)

     

    A doença de Chagas (DC) é endêmica em 21 países do continente americano, e estima-se que entre 6 e 7 milhões de pessoas estejam infectadas, embora mais de 90% delas desconheçam a infecção por falta de oportunidade de diagnóstico. Analise as afirmativas abaixo, dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F) e assinale a alternativa que apresenta a sequencia correta.
    ( ) Xenodiagnóstico é um método muito sensível na fase aguda, podendo chegar a 100% de positividade. Esta técnica é a mais indicada uma vez que reproduz os resultados imediatamente.
    ( ) Na fase aguda, observam-se: alta parasitemia, presença de anticorpos (Ac) inespecíficos e início de formação de Ac específicos (IgM e IgG) que podem atingir níveis elevados. Nesta fase, recomenda-se: pesquisa direta e, se necessário, pesquisa indireta do parasito.
    ( ) Na fase crônica, observam-se: baixíssima parasitemia e presença de anticorpos específicos (igG ). Nesta fase, a presença de anticorpos IgM é discutida, só sendo detectada esporadicamente em baixos títulos. Recomendam-se métodos sorológicos como imunofluorescência indireta, ELISA (Enzime-linke-dimmunosorbent-assay), hemaglutinação indireta ou fixação de complemento ou a pesquisa do parasito por métodos indiretos como xenodiagnóstico, hemocultura ou inoculação em animais de laboratório.
    ( ) Enzime-linked-immunosorbent-assay (ELISA) é uma técnica que também detecta classes específicas de anticorpos e, portanto, é indicada para o diagnóstico de fase aguda da doença, utilizando-se conjugado anti-IgM.
     

     


     

    resolva Q34080    |     Comente a Questão (coloque o Nº "Q34080")    |   » Apostila de Enfermagem 2025

     

     

    prancheta
    Q34081
    Ano: 2016 Banca: IBFC   Órgão: Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH)   Nível Superior   Prova: Biólogo (HUPEST-UFSC)

     

    A esquistossomose é doença que interage com populações humanas há milhares de anos. Assinale a alternativa relacionada a uma das medidas profiláticas para o controle da esquistossomose no Brasil.

     


     

    resolva Q34081    |     Comente a Questão (coloque o Nº "Q34081")    |   » Apostila de Enfermagem 2025

     

     

     

    Compartilhe Questões

     

     

    Deixe seu comentário com o número da Questão ex.Q12345:

    *Para ver o gabarito - clique em → resolva Q...:

    As questões são de autoria das organizadoras mencionadas, divergências quanto ao conteúdo, ao gabarito, a formulação etc., devem ser encaminhas a elas (organizadoras de concursos)