Questões UPENET para Concursos 2025

Questoes UPENET - 101 ª Página

 

 

» Veja Provas Completas UPENET

 

 

  • Universidade de Pernambuco (UPE)
  •  

    prancheta
    Q31941
    Ano: 2017 Banca: UPENET   Órgão: Universidade de Pernambuco (UPE)   Nível Médio   Prova: Técnico de Enfermagem

     

    Em relação à imunização dos adolescentes, analise as afirmativas e coloque V nas Verdadeiras e F nas Falsas.
    ( ) A complementação do esquema vacinal do adolescente deve ser realizada, apenas, nas escolas.
    ( ) Agendar as próximas doses na Caderneta de Saúde do Adolescente.
    ( ) Verificar, na ficha de condições básicas de saúde do adolescente, qualquer registro de efeitos adversos, decorrentes de determinada vacina aplicada.
    ( ) Elaborar e preencher o “cartão espelho” para controle e monitoramento vacinal.
    Assinale a alternativa que contém a sequência CORRETA.

     


     

    resolva Q31941    |     Comente a Questão (coloque o Nº "Q31941")    |   » Apostila de Enfermagem 2025

     

     

    prancheta
    Q31942
    Ano: 2017 Banca: UPENET   Órgão: Universidade de Pernambuco (UPE)   Nível Médio   Prova: Técnico de Enfermagem

     

    Considerando que a vacinação é a maneira mais eficaz de se evitarem diversas doenças imunopreveníveis, analise as afirmativas abaixo:
    I. Vacina é o mecanismo usado para controlar algumas doenças infectocontagiosas, como varíola, poliomielite, sarampo, tuberculose, rubéola, hepatite B e febre amarela, entre outras.
    II. A pessoa vacinada é aquela que recebeu uma dose da vacina, independentemente de ter recebido o esquema completo.
    III. A pessoa imune é aquela que possui anticorpos protetores específicos contra determinado agente infeccioso. A pessoa só pode adquirir imunidade por meio da vacinação.
    IV. As ações de vacinação são coordenadas pelo Programa Nacional de Imunização (PNI) da Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde cujo objetivo é o de erradicar, eliminar e controlar as doenças imunopreveníveis no território brasileiro.
    Assim, verifica-se que

     


     

    resolva Q31942    |     Comente a Questão (coloque o Nº "Q31942")    |   » Apostila de Enfermagem 2025

     

     

    prancheta
    Q31943
    Ano: 2017 Banca: UPENET   Órgão: Universidade de Pernambuco (UPE)   Nível Médio   Prova: Técnico de Enfermagem

     

    As Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs) estão entre os maiores problemas de saúde pública. Considerando o controle das DSTs, analise as afirmativas abaixo:
    I. Evidências revelam que não há correlação entre a difusão das DSTs convencionais e a transmissão do Vírus da Imunodeficiência Humana (HIV), tendo sido descoberto que as DSTs não aumentam o risco de transmissão do HIV por via sexual.
    II. O diagnóstico e tratamento das DSTs em fase inicial podem evitar graves complicações e sequelas, incluindo infertilidade, perda fetal, gravidez ectópica, morte prematura, infecções em recém-nascidos e lactentes.
    III. As ações devem estar direcionadas à conscientização da população quanto à necessidade do uso de preservativos em todas as relações sexuais e atividades íntimas.
    IV. As ações devem estar direcionadas, exclusivamente, a populações em risco, como trabalhadores sexuais de ambos os sexos, adolescentes e prisioneiros.
    Assim, verifica-se que

     


     

    resolva Q31943    |     Comente a Questão (coloque o Nº "Q31943")    |   » Apostila de Enfermagem 2025

     

     

    prancheta
    Q37589
    Ano: 2017 Banca: UPENET   Órgão: Universidade de Pernambuco (UPE)   Nível Médio   Prova: Técnico de Enfermagem

     

    Os Sinais Vitais (SSVV) são indicadores importantes da condição fisiológica do cliente e resposta ao ambiente. Em relação aos SSVV, analise as afirmativas abaixo e coloque V nas Verdadeiras e F nas Falsas.
    ( ) Na verificação da temperatura retal, não está indicado o uso da luva, a não ser que o paciente seja portador de doenças infecciosas ou parasitárias. Para posicionar o termômetro, é necessário que este seja lubrificado e, em seguida, inserir aproximadamente 2 a 3 cm no reto do paciente adulto.
    ( ) O ritmo do pulso é referente ao intervalo entre os batimentos. Ocorre pulso regular, mesmo a intervalos espaçados. O pulso irregular tem um intervalo variado entre os batimentos.
    ( ) A frequência e a profundidade da respiração mudam com as demandas corporais. Ao avaliar um paciente e observar a presença de dificuldade para respirar na posição deitada, o Técnico de Enfermagem classifica esse ritmo respiratório como platipneia.
    ( ) Ao verificar os SSVV de um paciente adulto, internado na enfermaria de oncologia, observou-se pressão arterial de 150 x 90 mmHg, classificada como hipertensão estágio 1.
    Assinale a alternativa que contém a sequência CORRETA.

     


     

    resolva Q37589    |     Comente a Questão (coloque o Nº "Q37589")    |   » Apostila de Enfermagem 2025

     

     

    prancheta
    Q37590
    Ano: 2017 Banca: UPENET   Órgão: Universidade de Pernambuco (UPE)   Nível Médio   Prova: Técnico de Enfermagem

     

    Sobre administração de medicação, analise as afirmativas abaixo:
    I. Na administração de medicamentos por via subcutânea, o líquido é absorvido rapidamente, a partir do tecido subcutâneo, e o seu efeito é rápido e pontual. É uma via bastante utilizada na aplicação de medicamentos em tratamentos de curta duração. Volume indicado para essa via é de 0,5 a 3,0 mL.
    II. A aplicação do Método Trajeto Z é uma técnica intramuscular, utilizada na aplicação de drogas irritativas da pele e de tecidos subcutâneos. Consiste em um método eficaz na vedação do medicamento dentro dos tecidos musculares. Deve ser realizada em grandes e profundos músculos, como glúteo dorsal ou ventral.
    III. Está prescrito: Decadron 5,0 mg intramuscular. Disponível ampola de Decadron 4,0 mg/mL em frasco de 2,5 mL. Para atender a prescrição, devem ser administrados 1,5 mL.
    IV. Está prescrito para uma paciente internada na enfermaria de ginecologia Soro Fisiológico 0,9% 500 mL e Soro Glicosado 5% 1000 mL para correr em 20h. Após preparo e cálculo do gotejamento, o Técnico de Enfermagem instalou o soro com um gotejamento de 25 gotas/min.
    Está CORRETO, apenas, o que se afirma em

     


     

    resolva Q37590    |     Comente a Questão (coloque o Nº "Q37590")    |   » Apostila de Enfermagem 2025

     

     

     

    Compartilhe Questões

     

     

    Deixe seu comentário com o número da Questão ex.Q12345:

    *Para ver o gabarito - clique em → resolva Q...:

    As questões são de autoria das organizadoras mencionadas, divergências quanto ao conteúdo, ao gabarito, a formulação etc., devem ser encaminhas a elas (organizadoras de concursos)