?>


Questões Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MP RJ) 2025

 

  • Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MP RJ)
  •  

    prancheta
    Q4855

     

    » Conteúdo Associado à Questão
    “Além disso, à medida que as cidades crescem, áreas que antes eram baratas e de fácil acesso tornam-se mais caras, o que contribui para que a grande maioria da população pobre busque por moradias em regiões ainda mais distantes”. Segundo o texto 1, os mais pobres residem em locais distantes dos grandes centros porque

     


     

    resolva Q4855    |     Comente a Questão (coloque o Nº "Q4855")    |   » Apostila de Português 2025

     

     

    prancheta
    Q4854

     

    » Conteúdo Associado à Questão
    No texto 1, há quatro ocorrências do acento grave indicativo da crase: “vise à promoção de políticas de controle”(1), “tornandoos inacessíveis à grande massa populacional”(2), “Além disso, à medida que as cidades crescem”(3) e “que às vezes não contam com saneamento básico”(4).
    Os casos de crase que correspondem à união de preposição + artigo definido são:

     


     

    resolva Q4854    |     Comente a Questão (coloque o Nº "Q4854")    |   » Apostila de Português 2025

     

     

    prancheta
    Q4853

     

    » Conteúdo Associado à Questão
    “que vise à promoção de políticas de controle”; nesse segmento de texto 1 emprega-se corretamente a regência do verbo visar, que muda de sentido conforme seja transitivo direto ou transitivo indireto.
    O verbo abaixo em que NÃO ocorre a mesma possibilidade de dupla regência e duplo sentido é:

     


     

    resolva Q4853    |     Comente a Questão (coloque o Nº "Q4853")    |   » Apostila de Português 2025

     

     

    prancheta
    Q4852

    Português   »

     

    » Conteúdo Associado à Questão
    “Dentre os problemas sociais urbanos, merece destaque a questão da segregação urbana, fruto da concentração de renda no espaço das cidades e da falta de planejamento público que vise à promoção de políticas de controle ao crescimento desordenado das cidades”.
    Nesse primeiro período do texto 1, o termo que se liga sintaticamente a um termo anterior, de forma diferente dos demais, é:

     


     

    resolva Q4852    |     Comente a Questão (coloque o Nº "Q4852")    |   » Apostila de Português 2025

     

     

    prancheta
    Q4851

     

    » Conteúdo Associado à Questão
    “Dentre os problemas sociais urbanos, merece destaque a questão da segregação urbana, fruto da concentração de renda no espaço das cidades e da falta de planejamento público que vise à promoção de políticas de controle ao crescimento desordenado das cidades”.
    Os dois elementos ligados pela conjunção E são fatores bastante diferentes; o pensamento abaixo em que os termos ligados por essa conjunção podem ser considerados sinônimos é:

     


     

    resolva Q4851    |     Comente a Questão (coloque o Nº "Q4851")    |   » Apostila de Português 2025

     

     

    Compartilhe:

     

    Compartilhe Questões

     

     

    Deixe seu comentário com o número da Questão ex.Q12345:

    *Para ver o gabarito - clique em → resolva Q...:

    As questões são de autoria das organizadoras mencionadas, divergências quanto ao conteúdo, ao gabarito, a formulação etc., devem ser encaminhas a elas (organizadoras de concursos)