?>


Questões Prefeitura de Natal 2025

 

  • Prefeitura de Natal
  •  

    prancheta
    Q48983
    Ano: 2018  Órgão: Prefeitura de Natal   Nível Superior   Prova: Enfermeiro Obstetra

     

    Os serviços de saúde do Sistema Único de Saúde (SUS), da rede própria ou conveniada, ficam obrigados a permitir a presença, junto à parturiente, de 1 (um) acompanhante durante todo o período de trabalho de parto, parto e pós-parto, de acordo com o que determina a Lei do acompanhante (DOU, 2005). Nesse sentido, as diretrizes do Ministério da Saúde estabelecem que

     


     

    resolva Q48983    |     Comente a Questão (coloque o Nº "Q48983")    |   » Apostila de Enfermagem 2025

     

     

    prancheta
    Q48984

    Enfermagem   » Política Nacional da Saúde do Trabalhador, Enfermagem e Saúde do Trabalhador

    Ano: 2018  Órgão: Prefeitura de Natal   Nível Superior   Prova: Enfermeiro Obstetra

     

    No intuito de promover estabilidade da gestante no emprego, o artigo 7º, inciso II, alínea “b”, do Ato das Disposições Constitucionais Transitórias da Constituição Federal de 1988 garante a toda trabalhadora gestante direito à estabilidade no emprego, desde a confirmação da gravidez até 5 (cinco) meses após o parto. Caso esse princípio não seja respeitado pela instituição empregadora, ou seja, a trabalhadora seja demitida antes do tempo estabelecido na legislação, o Ministério da Saúde (2012) orienta que a gestante adote o seguinte procedimento para receber a indenização:

     


     

    resolva Q48984    |     Comente a Questão (coloque o Nº "Q48984")    |   » Apostila de Enfermagem 2025

     

     

    prancheta
    Q48985
    Ano: 2018  Órgão: Prefeitura de Natal   Nível Superior   Prova: Enfermeiro Obstetra

     

    A orientação para uso de métodos anticoncepcionais no pós-parto deve considerar se vai ser ou não estabelecida a amamentação exclusiva com leite materno, pois alguns métodos anticoncepcionais interferem na amamentação (BRASIL, 2013). Para colocar em prática o método da lactação e amenorreia (LAM), o Ministério da Saúde (2013) impõe três condições relativas à segurança para o uso desse método. Entre essas condições, o Ministério da Saúde orienta que

     


     

    resolva Q48985    |     Comente a Questão (coloque o Nº "Q48985")    |   » Apostila de Enfermagem 2025

     

     

    prancheta
    Q48986
    Ano: 2018  Órgão: Prefeitura de Natal   Nível Superior   Prova: Enfermeiro Obstetra

     

    O Ministério da Saúde (2012) preconiza que o objetivo do acompanhamento pré-natal é assegurar o desenvolvimento da gestação, na perspectiva do parto de um recém-nascido saudável, sem impacto para a saúde materna, inclusive abordando aspectos psicossociais e atividades educativas e preventivas. No que se refere ao processo de nascimento, analise as afirmativas abaixo.

    I Se o início precoce do pré-natal é essencial para a adequada assistência, o número ideal de consultas permanece controverso. No entanto, a Organização Mundial da Saúde preconiza que o número adequado de consultas deveria ser igual ou superior a seis.
    II Quando o parto não ocorre até a 38ª semana, é necessário encaminhar a gestante para a avaliação do bem-estar fetal, incluindo a avaliação do índice do líquido amniótico e o monitoramento cardíaco fetal.
    III Atenção especial deverá ser dispensada às grávidas com maiores riscos de complicações (grau de recomendação A). Nesses casos, as consultas deverão ser mensais até a 28ª semana, quinzenais entre 28ª e 36ª semanas e semanais no termo (grau de recomendação D).
    IV As grávidas, ao atingirem 40 semanas de gestação, receberão alta do pré-natal aguardando os sinais de início do trabalho de parto para poderem se deslocar à maternidade de referência.

    De acordo com o Ministério da Saúde (2013), estão corretas as afirmativas

     


     

    resolva Q48986    |     Comente a Questão (coloque o Nº "Q48986")    |   » Apostila de Enfermagem 2025

     

     

    prancheta
    Q48987
    Ano: 2018  Órgão: Prefeitura de Natal   Nível Superior   Prova: Enfermeiro Obstetra

     

    » Conteúdo Associado à Questão
    Com base nessas informações, a idade gestacional da paciente é de

     


     

    resolva Q48987    |     Comente a Questão (coloque o Nº "Q48987")    |   » Apostila de Enfermagem 2025

     

     

    Compartilhe:

     

    Compartilhe Questões

     

     

    Deixe seu comentário com o número da Questão ex.Q12345:

    *Para ver o gabarito - clique em → resolva Q...:

    As questões são de autoria das organizadoras mencionadas, divergências quanto ao conteúdo, ao gabarito, a formulação etc., devem ser encaminhas a elas (organizadoras de concursos)