?>


Questões Prefeitura de Natal 2025

 

  • Prefeitura de Natal
  •  

    prancheta
    Q39356

    Psicologia   » Movimentos Sociais e de Massa, Políticas Públicas, Psicologia Comunitária

    Ano: 2016 Banca: IDECAN   Órgão: Prefeitura de Natal   Nível Superior   Prova: Psicólogo

     

    “A inserção do psicólogo nas políticas públicas cresceu muito nos últimos dez anos. Essa atuação foi acompanhada pela construção, na psicologia, do compromisso social, com a participação de psicólogos e psicólogas de todo o país. A partir dessa perspectiva é valorizada a construção de práticas comprometidas com a transformação social, em direção a uma ética voltada para a emancipação humana.”
    (CFP/CFESS, 2007, p. 20.)
    A citação trata dos parâmetros para atuação de psicólogos na política de assistência social. Em relação aos referidos parâmetros, esses profissionais precisam

     


     

    resolva Q39356    |     Comente a Questão (coloque o Nº "Q39356")    |   » Apostila de Psicologia 2025

     

     

    prancheta
    Q39357

    Psicologia   » Família, Psicologia Jurídica

    Ano: 2016 Banca: IDECAN   Órgão: Prefeitura de Natal   Nível Superior   Prova: Psicólogo

     

    O estudo de pequenos grupos é fundamental para a compreensão da relação indivíduo-sociedade. Conforme afirma Lane (1993, p. 90), “é o grupo a condição para que o homem supere a natureza biológica e também condição para que ele supere sua natureza ‘individualista’, se tornando um agente consciente na produção de história social. Nessa concepção de pequeno grupo, é possível identificar a família, mas sem destitui-la de seu caráter institucional, o que a faz historicamente uma variável de estudo em diferentes seguimentos acadêmicos”. Tendo isso em vista, analise as afirmativas a respeito da família.
    I. O Estatuto da Família votado em 2015 define a entidade familiar formada a partir da união entre um homem e uma mulher, entre homens ou entre mulheres, por meio de casamento ou de união estável, bem como a comunidade formada por qualquer dos pais e seus filhos.
    II. A família é um microssistema composto por um conjunto de pessoas que, ao longo da história da humanidade, passou por significativas transformações conforme as mudanças culturais e socioeconômicas, as quais culminaram na criação e reforma da regulamentação das condutas dos membros desse microssistema.
    III. Uma função anteriormente considerada exclusiva da família pode ser verificada, entretanto, em exercício por parte de agentes sociais, tais como pré-escola e meios de comunicação, na imposição de padrões de comportamento, veiculados como normais, sem que seja, portanto, identificada a presença de um agente, por sua vez, repressor.
    IV. Um núcleo social formado por duas ou mais pessoas unidas por laços sanguíneos ou afetivos, originados pelo casamento, união estável ou afinidade, concebido por família salienta o caráter ideologizante da própria instituição familiar promovida pelos pais enquanto agentes educadores que naturalizam e a universalizam nas suas relações.
    Estão corretas apenas as afirmativas

     


     

    resolva Q39357    |     Comente a Questão (coloque o Nº "Q39357")    |   » Apostila de Psicologia 2025

     

     

    prancheta
    Q39358

    Psicologia   » Papéis Sociais e Relações de Gênero, Psicologia Social

    Ano: 2016 Banca: IDECAN   Órgão: Prefeitura de Natal   Nível Superior   Prova: Psicólogo

     

    » Conteúdo Associado à Questão
    No que se refere à variável gênero nos estudos em psicologia social, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
    ( ) O foco em atitudes facilita a determinação da subordinação gênero, posto que quando expressas são relativamente estáveis, embora também sejam sensíveis às mudanças no clima político.
    ( ) As variações de gênero através da cultura podem ser tais que no gênero adulto há variantes em que a preferência cultural pode criar outros papéis ou as pessoas podem trocar o gênero ou mesmo adotar os papéis procriativos de outro gênero.
    ( ) A subordinação de gênero é evidenciada quando as mulheres são destituídas e/ou não possuem acesso ao controle de instituições determinantes das políticas que afetam as mulheres, tais como os direitos reprodutivos ou a paridade nas práticas de emprego.
    ( ) O foco do estudo da subordinação de gênero deve ser, principalmente nas relações políticas e econômicas e não na atitude, levando em consideração seu caráter simbólico e de expressão em relações de complementariedade e mesmo que na psicologia isso não seja comum visto as teorias que centralizam seus estudos no indivíduo.
    A sequência está correta em

     


     

    resolva Q39358    |     Comente a Questão (coloque o Nº "Q39358")    |   » Apostila de Psicologia 2025

     

     

    prancheta
    Q39359

    Psicologia   » Representações Sociais, Atitudes, Comportamento, Estereótipos e Preconceitos, Psicologia Social

    Ano: 2016 Banca: IDECAN   Órgão: Prefeitura de Natal   Nível Superior   Prova: Psicólogo

     

    » Conteúdo Associado à Questão
    Acerca da variável preconceito étnico-racial nos estudos em psicologia social, analise.
    I. O preconceito constitui duas características que são específicas: a origem sempre em um núcleo afetivamente negativo e a de que sempre é dirigido contra indivíduos ou grupos.
    II. O racismo, a despeito de todas as leis contra discriminação e da norma politicamente correta da indesejabilidade do preconceito na convivência social, apenas sofreu transformações formais de expressão.
    III. A exaltação da individualidade e da neutralidade racial do branco no Brasil reduziu e permanece reduzindo o negro a uma coletividade racializada pela diminuição da artificialização da cor e de outros traços fenotípicos aliados aos estereótipos sociais e morais.
    IV. A neutralidade de cor/raça protege o indivíduo branco do preconceito e da discriminação raciais na mesma proporção em que a visibilidade aumentada do negro o converte em alvo preferencial de descargas de frustrações, agressividade e violência impostas pela vida social.
    Estão corretas apenas as afirmativas

     


     

    resolva Q39359    |     Comente a Questão (coloque o Nº "Q39359")    |   » Apostila de Psicologia 2025

     

     

    prancheta
    Q39360

    Psicologia   » Conceito, Histórico, Atuação e Objetos de Estudo da Psicologia Social, Psicologia Social

    Ano: 2016 Banca: IDECAN   Órgão: Prefeitura de Natal   Nível Superior   Prova: Psicólogo

     

    “Quando se começa a refletir sobre o que seja ética, e sobre os fundamentos de ética, damo-nos conta que quão complexa é a questão. Mas ao mesmo tempo vemos que todos nós, de um modo ou de outro, temos nossas convicções ‘éticas’, possuímos nossa ‘ética’. Para termos tal ‘ética’, temos de nos basear em algum fundamento, algum pressuposto filosófico e valorativo. Mas, é curioso notar que a maioria das pessoas, apesar de possuírem esses fundamentos e pressupostos, poucas vezes pararam para refletir e tomar consciência de quais seriam esses pressupostos.”
    (Guareschi, 2003, p. 50.)
    De acordo com o fragmento de texto, os fundamentos e pressupostos de um compromisso ético-político no âmbito da psicologia social, pautam-se, portanto:

     


     

    resolva Q39360    |     Comente a Questão (coloque o Nº "Q39360")    |   » Apostila de Psicologia 2025

     

     

    Compartilhe:

     

    Compartilhe Questões

     

     

    Deixe seu comentário com o número da Questão ex.Q12345:

    *Para ver o gabarito - clique em → resolva Q...:

    As questões são de autoria das organizadoras mencionadas, divergências quanto ao conteúdo, ao gabarito, a formulação etc., devem ser encaminhas a elas (organizadoras de concursos)