?>


Questões Prefeitura de Pereiras 2025

» Veja Provas Online Completas - Prefeitura de Pereiras

 

  • Prefeitura de Pereiras (SP)
  •  

    prancheta
    Q78262
    Ano: 2019 Banca: AVANÇA SP   Órgão: Prefeitura de Pereiras (SP)   Nível Superior   Prova: Nutricionista

     

    O projeto político-pedagógico é um documento que define diretrizes, metas e métodos para que a instituição de ensino atinja os objetivos a que se propõe.
    O documento deve trazer, em detalhes, todos os objetivos, diretrizes e ações que serão valorizados durante o processo educativo, fim último da escola. Nesse sentido, o PPP precisa expressar claramente a síntese das exigências sociais e legais da instituição e os indicadores e expectativas de toda a comunidade escolar.
    O PPP funciona como um guia para as ações a serem desenvolvidas na escola. Fundamentalmente, devem constar, com clareza, os valores da instituição, sua situação presente e os caminhos que serão tomados para superar o que ainda não estiver bom.
    Nesse documento, deverá ficar assegurada a: 

     


     

    resolva Q78262    |     Comente a Questão (coloque o Nº "Q78262")    |   » Apostila de Conhecimentos Pedagógicos / Pedagogia 2025

     

     

    prancheta
    Q78270
    Ano: 2019 Banca: AVANÇA SP   Órgão: Prefeitura de Pereiras (SP)   Nível Superior   Prova: Nutricionista

     

    Conflitos, em si, são neutros; suas manifestações construtivas ou destrutivas dependem da forma como lidamos com eles.
    Aprender a lidar com os conflitos como seres humanos autônomos, capazes de dialogar e encontrar estratégias que satisfaçam suas necessidades sem negligenciar as dos outros é uma parte importante do crescimento das crianças e dos jovens. Para tanto, os adultos da escola também precisam aprender a passar pelo mesmo processo.
    As escolas voltadas para o compromisso com o desenvolvimento da cidadania, precisam compreender que a aprendizagem de conviver com o conflito deve:

     


     

    resolva Q78270    |     Comente a Questão (coloque o Nº "Q78270")    |   » Apostila de Conhecimentos Pedagógicos / Pedagogia 2025

     

     

    prancheta
    Q78269
    Ano: 2019 Banca: AVANÇA SP   Órgão: Prefeitura de Pereiras (SP)   Nível Superior   Prova: Nutricionista

     

    “A adolescência começa a ser construída na infância. Uma criança feliz tende a se transformar em um adolescente saudável. Ou seja, quando a criança encontra um espaço familiar e comunitário afetivamente seguro e comprometido com a garantia de seus direitos, independentemente das dificuldades econômicas e das possíveis vulnerabilidades que possam permear o meio social imediato, temos grande probabilidade de promover adolescências saudáveis.
    Na maioria das vezes, o ambiente mais próximo da criança/adolescente é aquele no qual, por várias razões, suas necessidades específicas de ser em desenvolvimento, são, muitas vezes, ignoradas.
    Em alguns casos, mesmo com uma estrutura afetiva sólida, a família não encontra suporte de uma rede social segura, nem conta com a assistência adequada para cumprir sua função de promoção de desenvolvimento dos filhos.
    Decorre daí o consenso de que a passagem da infância para a adolescência, nas sociedades urbanas contemporâneas, conduz o adolescente a grandes mudanças comportamentais, relacionais e de valores.”
                                                                                              (aberta.senad.gov.br)
    As transformações dessa fase da vida fazem com que os adolescentes, muitas vezes, sejam vistos como um grupo estranho ou incompreensível, quando observados sob a perspectiva dos adultos. Isso contribui para os conflitos entre as gerações, e para:

     


     

    resolva Q78269    |     Comente a Questão (coloque o Nº "Q78269")    |   » Apostila de Conhecimentos Pedagógicos / Pedagogia 2025

     

     

    prancheta
    Q78268
    Ano: 2019 Banca: AVANÇA SP   Órgão: Prefeitura de Pereiras (SP)   Nível Superior   Prova: Nutricionista

     

    Muito se tem falado atualmente na necessidade de uma educação voltada para a diversidade. Todavia, muitas vezes têm-se a noção equivocada de que tal educação relaciona-se apenas aos alunos com necessidades especiais. (...) A educação para todos, sem qualquer tipo de discriminação é, antes de tudo, um direito. A própria Constituição Federal (1988) garante a igualdade de condições de acesso e permanência na escola (art. 206, inc. I).”
                                                                                  (Maria José de Moura Alves)
    Mas não basta garantir o acesso e a permanência, é necessário que se garanta:

     


     

    resolva Q78268    |     Comente a Questão (coloque o Nº "Q78268")    |   » Apostila de Conhecimentos Pedagógicos / Pedagogia 2025

     

     

    prancheta
    Q78261
    Ano: 2019 Banca: AVANÇA SP   Órgão: Prefeitura de Pereiras (SP)   Nível Superior   Prova: Nutricionista

     

    Notícias sobre atos violentos e de intolerância chegam o tempo todo e, infelizmente, muitas delas vêm de dentro das escolas. A educação tem um papel importante como ponto de partida da evolução e revolução da sociedade, mas, muitas vezes, é palco de discussões ou ainda agressões em casos mais graves.
    A finalidade da mediação de conflitos escolares é a construção de uma atmosfera de cooperação, em que os alunos tornem-se efetivamente parte de uma comunidade e contribuam para que o ambiente seja amigo, acolhedor e democrático.
    O trabalho que se propõe às escolas não deve se resumir apenas à própria resolução de conflitos.
    É imprescindível criar:

     


     

    resolva Q78261    |     Comente a Questão (coloque o Nº "Q78261")    |   » Apostila de Conhecimentos Pedagógicos / Pedagogia 2025

     

     

    Compartilhe:

     

    Compartilhe Questões

     

     

    Deixe seu comentário com o número da Questão ex.Q12345:

    *Para ver o gabarito - clique em → resolva Q...:

    As questões são de autoria das organizadoras mencionadas, divergências quanto ao conteúdo, ao gabarito, a formulação etc., devem ser encaminhas a elas (organizadoras de concursos)