?>


Questões Defensoria Pública do Estado de Alagoas (DPE AL) 2025

 

  • Defensoria Pública do Estado de Alagoas (DPE AL)
  •  

    prancheta
    Q37506

    Direito Processual Civil   » CPC 2015 -

    Ano: 2017 Banca: CESPE UnB   Órgão: Defensoria Pública do Estado de Alagoas (DPE AL)   Nível Superior   Prova: Defensor Público

     

    Acerca de formação de litisconsórcio, conflito de competência e prazo, assinale a opção correta à luz do entendimento dos tribunais superiores.

     


     

    resolva Q37506    |     Comente a Questão (coloque o Nº "Q37506")    |   » Apostila de Direito Processual Civil 2025

     

     

    prancheta
    Q37505

    Direito Processual Civil   » CPC 2015 - Critérios de Competência, Competência

    Ano: 2017 Banca: CESPE UnB   Órgão: Defensoria Pública do Estado de Alagoas (DPE AL)   Nível Superior   Prova: Defensor Público

     

    Julgue os itens seguintes, a respeito de demandas que envolvam instituição de ensino superior particular.
    I. Caso a demanda verse sobre inadimplemento de mensalidade, a competência, em regra, é da justiça federal.
    II. A competência para o processamento do feito que verse sobre credenciamento de entidade perante o MEC é da justiça federal.
    III. Tratando-se de demanda sobre registro de diploma perante o MEC, a competência da justiça federal pode ser derrogada para a justiça comum estadual em decorrência do foro de eleição constante no contrato de prestação de serviços educacionais.
    IV. Em se tratando de demanda sobre cobrança de taxas escolares oriunda de um mandado de segurança, a competência será da justiça federal.
    Estão certos apenas os itens

     


     

    resolva Q37505    |     Comente a Questão (coloque o Nº "Q37505")    |   » Apostila de Direito Processual Civil 2025

     

     

    prancheta
    Q38073
    Ano: 2018 Banca: CESPE UnB   Órgão: Defensoria Pública do Estado de Alagoas (DPE AL)   Nível Superior   Prova: Defensor Público

     

    Em determinada ação penal, o Ministério Público ofereceu como prova gravação feita por testemunha que tinha gravado um diálogo com o acusado, na qual este admitia que havia pagado propina a um funcionário público para que ele expedisse documento de interesse exclusivo e privado do acusado.
    Nessa situação hipotética, como providência processual, deve-se

     


     

    resolva Q38073    |     Comente a Questão (coloque o Nº "Q38073")    |   » Apostila de Direito Processual Penal 2025

     

     

    prancheta
    Q38072
    Ano: 2018 Banca: CESPE UnB   Órgão: Defensoria Pública do Estado de Alagoas (DPE AL)   Nível Superior   Prova: Defensor Público

     

    Detido em uma blitz policial por trafegar com o farol apagado, o motociclista Rafael foi submetido a revista, tendo sido encontradas com ele dez porções de cocaína, que totalizaram 10 gramas. Rafael alegou que eram para consumo próprio. Enquanto o motociclista explicava seu álibi para os policiais, uma pessoa o indagou, em uma mensagem de texto recebida no seu telefone celular, pela droga que ele havia se comprometido a entregar. Na ocasião, os policiais exigiram que Rafael entregasse o celular e, com base no teor da mensagem, conduziram o motociclista preso em flagrante e o apresentaram ao delegado, que o indiciou por tráfico de droga.
    Nessa situação hipotética, considera-se a prova utilizada pelos policiais para prender Rafael

     


     

    resolva Q38072    |     Comente a Questão (coloque o Nº "Q38072")    |   » Apostila de Direito Processual Penal 2025

     

     

    prancheta
    Q38074

    Direito Processual Penal   » Reconhecimento de pessoas e coisas, Das Provas, Busca e apreensão

    Ano: 2018 Banca: CESPE UnB   Órgão: Defensoria Pública do Estado de Alagoas (DPE AL)   Nível Superior   Prova: Defensor Público

     

    noQuestão Anulada

    Considerando a jurisprudência dos tribunais superiores, julgue os itens a seguir, a respeito de busca e apreensão e violação de domicílio.
    I. Em regra, busca e apreensão de coisas dentro de automóvel, navio ou avião se equipara à busca pessoal, dispensando-se mandado judicial específico.
    II. Ressalvada a hipótese de flagrante delito ou de desastre, ninguém pode ingressar na casa do indivíduo sem prévio mandado judicial.
    III. Munido de mandado judicial, a autoridade policial pode adentrar o domicílio a qualquer hora do dia ou da noite para efetuar prisão ou busca e apreensão de coisas.
    IV. Para efeito de proteção da inviolabilidade do domicílio, não se considera casa o local não aberto ao público onde o indivíduo exerça profissão ou outra atividade.

    Estão certos apenas os itens

     


     

    resolva Q38074    |     Comente a Questão (coloque o Nº "Q38074")    |   » Apostila de Direito Processual Penal 2025

     

     

    Compartilhe:

     

    Compartilhe Questões

     

     

    Deixe seu comentário com o número da Questão ex.Q12345:

    *Para ver o gabarito - clique em → resolva Q...:

    As questões são de autoria das organizadoras mencionadas, divergências quanto ao conteúdo, ao gabarito, a formulação etc., devem ser encaminhas a elas (organizadoras de concursos)