?>


Questões Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM) 2025

 

  • Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri de Minas Gerais (UFVJM)
  •  

    prancheta
    Q26778
    Ano: 2017 Banca: FUNDEP   Órgão: Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri de Minas Gerais (UFVJM)   Nível Superior   Prova: Pedagogo

     

    Segundo a Lei Nº 9394/96 – Diretrizes e bases da educação nacional, antes de cada período letivo, as instituições de ensino superior informarão aos interessados, EXCETO:

     


     

    resolva Q26778    |     Comente a Questão (coloque o Nº "Q26778")    |   » Apostila de Conhecimentos Pedagógicos 2025

     

     

    prancheta
    Q26779
    Ano: 2017 Banca: FUNDEP   Órgão: Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri de Minas Gerais (UFVJM)   Nível Superior   Prova: Pedagogo

     

    A Lei Nº 12.711/2012 dispõe sobre o ingresso nas universidades federais e nas instituições federais de ensino técnico de nível médio. Analise as seguintes afirmativas sobre esse ingresso, tendo como base a Lei citada, e assinale com V as verdadeiras e com F as falsas.
    ( ) Em cada concurso seletivo para ingresso nos cursos de graduação, por curso e turno, as instituições federais de educação superior vinculadas ao Ministério da Educação reservarão, no mínimo, 25% (vinte e cinco por cento) de suas vagas para estudantes que tenham cursado parcialmente o ensino médio em escolas públicas.
    ( ) Aos estudantes que cursaram integralmente o ensino fundamental em escolas públicas, as instituições federais de ensino técnico de nível médio reservarão, em cada concurso seletivo para ingresso em cada curso, por turno, no máximo 50% (cinquenta por cento) de suas vagas.
    ( ) As instituições federais de educação superior vinculadas ao Ministério da Educação deverão implementar, no máximo, 50% (cinquenta por cento) da reserva de vagas prevista nessa Lei, a cada ano, e terão o prazo máximo de 4 (quatro) anos, a partir da data de sua publicação, para o cumprimento integral do disposto nessa Lei.
    ( ) No preenchimento das vagas reservadas pelas instituições federais de ensino técnico de nível médio aos estudantes que cursaram integralmente o ensino fundamental em escolas públicas, 50% (cinquenta por cento) delas deverão ser destinados aos que são oriundos de famílias com renda igual ou inferior a 1,5 saláriomínimo (um salário-mínimo e meio) per capita.
    Assinale a sequência CORRETA.

     


     

    resolva Q26779    |     Comente a Questão (coloque o Nº "Q26779")    |   » Apostila de Conhecimentos Pedagógicos 2025

     

     

    prancheta
    Q26780
    Ano: 2017 Banca: FUNDEP   Órgão: Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri de Minas Gerais (UFVJM)   Nível Superior   Prova: Pedagogo

     

    No livro Pedagogia universitária: a aula em foco, Veiga, Resende e Fonseca (2007) relatam um estudo sobre a aula universitária como espaço de inovação nos processos de ensinar, aprender e pesquisar.
    São características desses processos que poderão contribuir para o entendimento da aula universitária como um espaço possível para a inovação, EXCETO:

     


     

    resolva Q26780    |     Comente a Questão (coloque o Nº "Q26780")    |   » Apostila de Conhecimentos Pedagógicos 2025

     

     

    prancheta
    Q26781
    Ano: 2017 Banca: FUNDEP   Órgão: Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri de Minas Gerais (UFVJM)   Nível Superior   Prova: Pedagogo

     

    Pimenta e Anastasiou (2002) frisam a importância da construção coletiva do projeto político-pedagógico institucional na recuperação das raízes da universidade enquanto instituição social e no questionamento crítico das funções esperadas que ela exerça.
    Sobre o projeto político-pedagógico institucional, conforme as ideias dessas autoras, é incorreto afirmar que:

     


     

    resolva Q26781    |     Comente a Questão (coloque o Nº "Q26781")    |   » Apostila de Conhecimentos Pedagógicos 2025

     

     

    prancheta
    Q26782
    Ano: 2017 Banca: FUNDEP   Órgão: Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri de Minas Gerais (UFVJM)   Nível Superior   Prova: Pedagogo

     

    Analise as seguintes afirmativas sobre as políticas públicas em educação e a pesquisa acadêmica, baseadas nas reflexões de Oliveira (2011).
    I. Como política pública, a educação é alvo de pressões dos que dela espera m a promoção do desenvolvimento econômico e dos que a entendem como processo de formação humana.
    II. Embora haja um predomínio de estudos qualitativos nas pesquisas em educação no Brasil, são as pesquisas de natureza quantitativa as mais usadas pelos governo s na escolha de suas políticas tanto para procurar conhecer a realidade observada quanto para legitimar suas decisões.
    III. Como processo social que é, o conhecimento pode ser utilizado tanto para a legitimação de políticas de dominação bem como para a sinalização de ruptura com essas políticas e escolhas de libertação.
    Estão corretas as afirmativas:

     


     

    resolva Q26782    |     Comente a Questão (coloque o Nº "Q26782")    |   » Apostila de Conhecimentos Pedagógicos 2025

     

     

    Compartilhe:

     

    Compartilhe Questões

     

     

    Deixe seu comentário com o número da Questão ex.Q12345:

    *Para ver o gabarito - clique em → resolva Q...:

    As questões são de autoria das organizadoras mencionadas, divergências quanto ao conteúdo, ao gabarito, a formulação etc., devem ser encaminhas a elas (organizadoras de concursos)