?>


Questões Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) 2025

 

  • Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)
  •  

    prancheta
    Q36460
    Ano: 2016  Órgão: Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)   Nível Superior   Prova: Enfermeiro

     

    São responsabilidades e deveres do enfermeiro com a pessoa, a família e a comunidade:
    1) assegurar à pessoa, família e coletividade assistência de enfermagem livre de danos decorrentes de imperícia, negligência e imprudência.
    2) aprimorar os conhecimentos técnicos, científicos, éticos e culturais em benefício da pessoa, família e coletividade e do desenvolvimento da profissão.
    3) respeitar, reconhecer e realizar ações que garantam o direito da pessoa ou de seu representante legal, de tomar decisões sobre sua saúde, tratamento, conforto e bem-estar.
    4) prestar assistência de enfermagem sem discriminação de qualquer natureza.
    5) garantir a integridade da Assistência de Enfermagem em condições que ofereçam segurança, mesmo em caso de suspensão das atividades profissionais decorrentes de movimentos reivindicatórios da categoria.
    Estão corretas:

     


     

    resolva Q36460    |     Comente a Questão (coloque o Nº "Q36460")    |   » Apostila de Enfermagem 2025

     

     

    prancheta
    Q36461
    Ano: 2016  Órgão: Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)   Nível Superior   Prova: Enfermeiro

     

    Considerando os aspectos ético-legais envolvidos na pesquisa científica, analise as proposições a seguir.
    1) Os sujeitos potenciais de pesquisa (participantes) têm direito a receber todas as informações disponíveis sobre os riscos – Princípio da Confidencialidade.
    2) O princípio ético da beneficência estabelece que um participante voluntário da pesquisa pode assumir riscos em favor do bem coletivo.
    3) O pesquisador deve avaliar eventuais consequências danosas para quem aceita participar do estudo – Princípio da Não Maleficência.
    4) O princípio ético da autonomia preceitua liberdade individual para os participantes determinarem suas decisões, tomadas conforme os valores e as convicções pessoais.
    Estão corretas:

     


     

    resolva Q36461    |     Comente a Questão (coloque o Nº "Q36461")    |   » Apostila de Enfermagem 2025

     

     

    prancheta
    Q36462

    Enfermagem   » Segurança do Paciente

    Ano: 2016  Órgão: Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)   Nível Superior   Prova: Enfermeiro

     

    O Programa Nacional de Segurança do Paciente (PNSP) foi criado com o objetivo geral de:

     


     

    resolva Q36462    |     Comente a Questão (coloque o Nº "Q36462")    |   » Apostila de Enfermagem 2025

     

     

    prancheta
    Q36463
    Ano: 2016  Órgão: Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)   Nível Superior   Prova: Enfermeiro

     

    A respeito da atuação do enfermeiro no gerenciamento de resíduos de serviços de saúde, analise as proposições a seguir.
    1) O enfermeiro participa como educador da equipe de enfermagem, dos demais profissionais que atuam na instituição, e do paciente e família.
    2) O enfermeiro atua como responsável técnico do Plano de Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde (PGRSS).
    3) O Cofen condiciona a atuação do enfermeiro como responsável técnico do PGRSS à regularidade no respectivo Conselho Regional.
    4) O Coren emite o Certificado de Responsabilidade Técnica – CRT, para que o enfermeiro possa atuar como responsável técnico do PGRSS.
    Está(ão) correta(s):

     


     

    resolva Q36463    |     Comente a Questão (coloque o Nº "Q36463")    |   » Apostila de Enfermagem 2025

     

     

    prancheta
    Q36464
    Ano: 2016  Órgão: Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)   Nível Superior   Prova: Enfermeiro

     

    Considerando a Taxonomia da North American Nursing Diagnosis Association, assinale a alternativa em que ambas as formulações constituem diagnóstico de enfermagem.

     


     

    resolva Q36464    |     Comente a Questão (coloque o Nº "Q36464")    |   » Apostila de Enfermagem 2025

     

     

    Compartilhe:

     

    Compartilhe Questões

     

     

    Deixe seu comentário com o número da Questão ex.Q12345:

    *Para ver o gabarito - clique em → resolva Q...:

    As questões são de autoria das organizadoras mencionadas, divergências quanto ao conteúdo, ao gabarito, a formulação etc., devem ser encaminhas a elas (organizadoras de concursos)