?>


Questões Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins (IFTO) 2025

» Veja Provas Online Completas - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins (IFTO)

 

  • Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins (IFTO)
  •  

    prancheta
    Q58986

     

    Segundo a Organização Mundial da Saúde, o câncer do colo do útero é o terceiro tipo de câncer mais comum entre as mulheres, sendo responsável pelo óbito de 274 mil mulheres por ano (WHO, 2008). Na análise regional no Brasil, o câncer do colo do útero destaca-se como o primeiro mais incidente na Região Norte, com 24 casos por 100 mil mulheres. Considerando a magnitude da doença e a importância de seu rastreamento, analise as afirmativas seguintes:

    I. O método de rastreamento do câncer do colo do útero e de suas lesões precursoras é o exame citopatológico. O intervalo entre os exames deve ser de três anos, após dois exames negativos, com intervalo anual.
    II. Para mulheres com mais de 64 anos e que nunca realizaram o exame citopatológico, deve-se realizar dois exames com intervalo de um a três anos. Se ambos forem negativos, essas mulheres podem ser dispensadas de exames adicionais.
    III. A prevenção primária do câncer do colo do útero está relacionada à diminuição do risco de contágio pelo Papilomavírus humano (HPV). Assim, mullheres que fizeram uso das vacinas antiHPV não necessitam da prevenção secundária por meio do rastreamento, pois as vacinas oferecem proteção para 100% dos casos de câncer do colo do útero causados por outros tipos virais oncogênicos.
    IV. O técnico em enfermagem pode realizar coleta de exame citopatológico, observadas as disposições legais da profissão, participando ainda do gerenciamento dos insumos necessários para a adequada realização do exame citopatológico.

    Das afirmativas anteriores:

     


     

    resolva Q58986    |     Comente a Questão (coloque o Nº "Q58986")    |   » Apostila de Enfermagem 2025

     

     

    prancheta
    Q58989

     

    A Leishmaniose visceral é causada pelo protozoário parasita Leishmania, que ataca o sistema imunológico e, meses após a infecção inicial, a doença pode evoluir para uma forma visceral mais grave, acometendo vários órgãos internos, principalmente o fígado, o baço e a medula óssea, que é quase sempre fatal se não for tratada.
    Considerando os aspectos da doença acima descrita, é correto afirmar que: 

     


     

    resolva Q58989    |     Comente a Questão (coloque o Nº "Q58989")    |   » Apostila de Enfermagem 2025

     

     

    prancheta
    Q58990

     

    As doenças diarreicas agudas (DDA) correspondem a um grupo de doenças infecciosas gastrointestinais, constituindo uma das principais causas de morbimortalidade infantil em países em desenvolvimento. Neste direcionamento, analise as afirmações a seguir:
    I. Uma criança com 8 meses de idade é lavada por sua mãe para unidade básica de saúde, com quadro de diarreia há 2 dias, irritada, apresentando olhos fundos, boca e língua secas, sedenta, bebendo líquidos avidamente e de forma rápida. A orientação inicial para manejo do caso será a reidratação oral com solução de reidratação oral (SRO) na quantidade de 50 a 100ml/kg administrada no período de 4 a 6 horas.
    II. A quantidade a ser ingerida dependerá da sede do paciente, mas deve ser administrada, na unidade de saúde, continuamente, até que desapareçam os sinais da desidratação.
    III. Caso a criança não aceite a SRO, uma medida alternativa é oferecer refrigerante, por conter água e glicose.
    IV. O principal objetivo da Vigilância Epidemiológica das Doenças Diarreicas Agudas (VE-DDA) é monitorar as áreas onde água de riachos, rios, cacimbas ou poços são utilizadas para banhar, beber ou para preparar alimentos.
    Das afirmativas acima: 

     


     

    resolva Q58990    |     Comente a Questão (coloque o Nº "Q58990")    |   » Apostila de Enfermagem 2025

     

     

    prancheta
    Q58970

     

    A pele é o maior órgão do corpo humano, representando 15% de seu peso. É composta por três camadas principais: epiderme (camada externa), derme (camada intermediária) e hipoderme ou tecido celular subcutâneo (camada interna). A epiderme é um epitélio estratificado composto de queratinócitos e formado por quatro camadas celulares distintas. Assinale a alternativa que apresenta corretamente quais são estas camadas.

     


     

    resolva Q58970    |     Comente a Questão (coloque o Nº "Q58970")    |   » Apostila de Enfermagem 2025

     

     

    prancheta
    Q58988

     

    A doença meningocócica tem distribuição global, podendo ocorrer surtos ocasionais e epidemias em qualquer país do mundo, sendo o sorogrupo C o segundo mais frequente. Em 2010, o Ministério da Saúde (MS), através do Programa Nacional de Imunizações (PNI), incorporou, no calendário básico de vacinação da criança, a vacina Meningocócica C Conjugada (MncC), utilizada para prevenir as doenças provocadas pela bactéria Neisseria meningitidis do sorogrupo C. O MS indica as seguintes doses em crianças menores de 2 anos para prevenção da doença: 

     


     

    resolva Q58988    |     Comente a Questão (coloque o Nº "Q58988")    |   » Apostila de Enfermagem 2025

     

     

    Compartilhe:

     

    Compartilhe Questões

     

     

    Deixe seu comentário com o número da Questão ex.Q12345:

    *Para ver o gabarito - clique em → resolva Q...:

    As questões são de autoria das organizadoras mencionadas, divergências quanto ao conteúdo, ao gabarito, a formulação etc., devem ser encaminhas a elas (organizadoras de concursos)