?>


Questões Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Paraná (IF PR) 2025

 

  • Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Paraná (IF PR)
  •  

    prancheta
    Q6527

    Física   »

     

    O transformador é um conversor de energia eletromagnética, cuja operação pode ser explicada em termos do comportamento de um circuito magnético excitado por uma corrente alternada. Sobre o princípio de funcionamento do transformador, analise as assertivas abaixo.

    I. Todo transformador é uma máquina elétrica, cujo princípio de funcionamento está baseado nas Leis de Faraday e Lei de Lenz.
    II. O transformador é constituído de duas ou mais bobinas de múltiplas espiras enroladas no mesmo núcleo magnético, isoladas deste, não existindo conexão elétrica entre a entrada e a saída do transformador.
    III. Uma tensão contínua aplicada à bobina de entrada (secundário) provoca o fluxo de uma corrente variável, criando, assim, um fluxo magnético contínuo no núcleo.

    É correto o que se afirma em

     


     

    resolva Q6527    |     Comente a Questão (coloque o Nº "Q6527")    |   » Apostila de Física 2025

     

     

    prancheta
    Q6507

    Física   »

     

    Um recipiente de vidro de 1.000cm3 de volume (medido a 0°C) é preenchido completamente com um certo líquido a 0°C. O conjunto é aquecido até 100°C. São dados: o coeficiente de dilatação linear do vidro: αVIDRO = 3,0.10⁻⁵ °C⁻¹ ; coeficiente de dilatação linear do líquido: αLÍQUIDO = 1,5.10–4 °C–1 . É correto afirmar que

     


     

    resolva Q6507    |     Comente a Questão (coloque o Nº "Q6507")    |   » Apostila de Física 2025

     

     

    prancheta
    Q6517

    Física   »

     

    Uma caminhonete de 1.500kg de massa, parada em um semáforo, sofre uma colisão traseira de um carro de massa 1.000kg, movendo com velocidade de 20m/s. Após a colisão, os carros ficam presos um ao outro. É correto afirmar que a velocidade dos destroços após o choque é, em m/s, de

     


     

    resolva Q6517    |     Comente a Questão (coloque o Nº "Q6517")    |   » Apostila de Física 2025

     

     

    prancheta
    Q6518

    Física   »

     

    Um caixote é puxado por uma força F = 20N inclinada de um ângulo 37° em relação à horizontal (sen 37° = 0,6; cos 37° = 0,8). O caixote é arrastado por uma distância horizontal de 20m. O caixote tem peso P = 20N. O coeficiente de atrito dinâmico entre o caixote e o piso vale 0,25. Diante do exposto, é correto afirmar que o trabalho das forças resultantes horizontal e vertical no caixote valem, respectivamente, em joule

     


     

    resolva Q6518    |     Comente a Questão (coloque o Nº "Q6518")    |   » Apostila de Física 2025

     

     

    prancheta
    Q6519

    Física   »

     

    Suponha que um satélite artificial gire em torno da Terra a uma distância de 3.600km de sua superfície, com uma velocidade tangencial de 6.000m/s. Considere que a constante de gravitação universal tenha o valor de 6 x 1011 N x m2 /kg2 , o raio da Terra, de 6.400Km e a massa da Terra, 6,0 x 1024 kg. Considere, no cálculo, π = 3,0. Diante do exposto, assinale a alternativa que apresenta o número de voltas que o satélite realiza em torno da Terra em um dia.

     


     

    resolva Q6519    |     Comente a Questão (coloque o Nº "Q6519")    |   » Apostila de Física 2025

     

     

    Compartilhe:

     

    Compartilhe Questões

     

     

    Deixe seu comentário com o número da Questão ex.Q12345:

    *Para ver o gabarito - clique em → resolva Q...:

    As questões são de autoria das organizadoras mencionadas, divergências quanto ao conteúdo, ao gabarito, a formulação etc., devem ser encaminhas a elas (organizadoras de concursos)