?>


Questões Instituto Geral de Perícias do Estado de Santa Catarina (IGP-SC) 2025

 

  • Instituto Geral de Perícias do Estado de Santa Catarina (IGP-SC)
  •  

    prancheta
    Q41261
    Ano: 2017 Banca: IESES   Órgão: Instituto Geral de Perícias do Estado de Santa Catarina (IGP-SC)   Nível Superior   Prova: Papiloscopista

     

    Um cadáver dá entrada no Instituto Médico Legal/IGP/SC sem que tenha havido um reconhecimento e/ou está desacompanhado de um documento de identidade. Em relação a esse indivíduo não identificado, seria o papel do Papiloscopista:
    I. Realizar, se necessário, movimentos para diminuir a rigidez cadavérica dos dedos, flexões nos braços e antebraços para relaxamento das mãos e posteriormente efetuar a necropsia do cadáver.
    II. Efetuar, quando possível, a coleta das impressões datiloscópicas pelo método do entintamento.
    III. Utilizar outros métodos de coleta de impressões digitais, dependendo do estado de conservação do corpo. Ex: cadáver em adiantado estado de putrefação pode ser utilizado o processo de destacamento das “luvas epidérmicas”.
    IV. Confrontar as impressões digitais coletadas do cadáver com aquelas apresentadas como padrão datiloscópico para confirmação da identidade e, se necessário, incluí-las no Sistema Automatizado de Impressão digital (AFIS).
    A sequência correta é:

     


     

    resolva Q41261    |     Comente a Questão (coloque o Nº "Q41261")    |   » Apostila de Papiloscopia 2025

     

     

    prancheta
    Q41262
    Ano: 2017 Banca: IESES   Órgão: Instituto Geral de Perícias do Estado de Santa Catarina (IGP-SC)   Nível Superior   Prova: Papiloscopista

     

    O arquivo digitalizado de impressões digitais em Sistemas Automatizados de Impressão Digital (AFIS) já é uma realidade no Brasil. No Instituto de Identificação de Santa Catarina o AFIS já vem sendo utilizado há alguns anos e tem se mostrado uma ferramenta muito importante e eficiente na identificação de criminosos que deixam vestígios papiloscópicos em locais de crime e em casos de pessoas que tentam retirar Carteiras de Identidade baseadas em documentos com falsidade documental e/ou ideológica. Em relação ao Sistema Automatizado de Impressão Digital, é correto afirmar:
    I. Apesar de ser um sistema automatizado, é o Papiloscopista o profissional qualificado para, se necessário, tratar imagens e marcar novos pontos característicos nas impressões digitais inseridas no sistema.
    II. Somente as impressões digitais de criminosos, ou seja, de indivíduos que em algum momento da vida foram indiciados ou presos, formam o banco do Sistema Automatizado de Impressão Digital (AFIS).
    III. Na resposta de uma inserção de uma impressão digital no banco de dados do Sistema Automatizado de Impressão Digital, o AFIS apresenta candidatos com maiores pontuações para comparação, de acordo com seus parâmetros. Essas impressões são então analisadas pelo Papiloscopista, que utilizando seus conhecimentos técnicos, determina se foram ou não produzidas pela mesma pessoa. IV. O Sistema Automatizado de Impressão Digital (AFIS) efetua as comparações solicitadas pelo operador (1x1 ou 1xn) e sempre apresenta/identifica o autor da impressão digital inserida.
    A sequência correta é:

     


     

    resolva Q41262    |     Comente a Questão (coloque o Nº "Q41262")    |   » Apostila de Papiloscopia 2025

     

     

    prancheta
    Q41263
    Ano: 2017 Banca: IESES   Órgão: Instituto Geral de Perícias do Estado de Santa Catarina (IGP-SC)   Nível Superior   Prova: Papiloscopista

     

    Em relação à Representação Facial Humana-RFH, assinale a opção INCORRETA:

     


     

    resolva Q41263    |     Comente a Questão (coloque o Nº "Q41263")    |   » Apostila de Papiloscopia 2025

     

     

    Compartilhe:

    Veja mais Questõe

     

    Compartilhe Questões

     

     

    Deixe seu comentário com o número da Questão ex.Q12345:

    *Para ver o gabarito - clique em → resolva Q...:

    As questões são de autoria das organizadoras mencionadas, divergências quanto ao conteúdo, ao gabarito, a formulação etc., devem ser encaminhas a elas (organizadoras de concursos)