?>


Questões Secretaria de Estado da Educação do Espírito Santo (SEDUC ES) 2025

» Veja Provas Online Completas - Secretaria de Estado da Educação do Espírito Santo (SEDUC ES)

 

  • Secretaria de Estado da Educação do Espírito Santo (SEDUC ES)
  •  

    prancheta
    Q45174

    Conhecimentos Pedagógicos   » Educação e Filosofia

    Ano: 2016 Banca: FCC   Órgão: Secretaria de Estado da Educação do Espírito Santo (SEDUC ES)   Nível Superior   Prova: Professor

     

    “Mesmo não sendo simples, o trabalho docente costuma parecer muito modesto aos olhos do pesquisador ou do especialista, uma postura elitista que não se sustenta quando se leva em conta sua relevância para a consolidação de um projeto democrático de acesso ao saber. Na conjuntura posta pelo atual ensino médio, cabe ao professor ser o mediador entre a filosofia e os alunos iniciantes, que não possuem ainda as qualificações requeridas para ter acesso a esse saber por conta própria, o que supõe que ele seja capaz de traduzir em termos simples um saber especializado. Para dar conta dessa tarefa, muitos desafios precisam ser superados, desde as deficiências de sua formação e as carências de seus alunos, até condições institucionais adversas ao ensino da disciplina, como, por exemplo, o tempo exíguo que lhe é destinado na grade curricular.”
    (RODRIGO, 2009, p. 71)
    A partir do texto acima, é correto afirmar: 

     


     

    resolva Q45174    |     Comente a Questão (coloque o Nº "Q45174")    |   » Apostila de Conhecimentos Pedagógicos 2025

     

     

    prancheta
    Q45173

    Conhecimentos Pedagógicos   » Educação e Filosofia

    Ano: 2016 Banca: FCC   Órgão: Secretaria de Estado da Educação do Espírito Santo (SEDUC ES)   Nível Superior   Prova: Professor

     

    Diversos estudiosos de metodologia de ensino de filosofia insistem na necessidade de não apenas oferecer informações filosóficas aos alunos, mas também, em buscar, nas aulas de filosofia, desenvolver neles algumas características próprias do filosofar. Alguns destes estudiosos reportam-se a uma fala de Kant posta desta forma: não se deve ensinar filosofia e sim a filosofar. Lídia M. Rodrigo (2009) diz algo a respeito: “Retoma-se, assim, a perspectiva posta pelos PCN sobre o ensino de filosofia, ao propor que a aquisição de um conteúdo filosófico esteja vinculada à apropriação de um método de acesso a esse conhecimento”. Ao se referir a alguns estudiosos, diz ela que eles apontam três aspectos como “definidores da prática do ensino de filosofia: problematizar, conceituar e argumentar”. 
    A partir do texto acima, é correto afirmar: 

     


     

    resolva Q45173    |     Comente a Questão (coloque o Nº "Q45173")    |   » Apostila de Conhecimentos Pedagógicos 2025

     

     

    prancheta
    Q45167

    Conhecimentos Pedagógicos   » Educação e Filosofia

    Ano: 2016 Banca: FCC   Órgão: Secretaria de Estado da Educação do Espírito Santo (SEDUC ES)   Nível Superior   Prova: Professor

     

    Franklin Leopoldo e Silva, no texto História da Filosofia: centro ou referencial?, aborda uma questão importante relativa ao ensino de filosofia que é a da organização dos planos de ensino, tomando a produção dos filósofos ao longo da história do pensamento humano, como centro do trabalho na disciplina, ou como uma referência. Após apontar vantagens e dificuldades relativas às duas possibilidades, ao se referir à segunda, aponta a flexibilidade na organização do plano de ensino como uma vantagem e, como dificuldade, o grande esforço e conhecimento exigidos do professor para que as produções dos filósofos selecionadas sirvam adequadamente ao bom rendimento das aulas. E, neste momento, ele diz: “... pois, a discussão de temas filosóficos sem o recurso à história da filosofia não resulta em aprendizado e envolve o risco de se permanecer no ‘livre pensar’”.
    (SILVA, Franklin Leopoldo. “História da Filosofia: centro ou referencial?”. In: NETO, Henrique Nielsen (Org.) O ensino da filosofia no 2o grau. São Paulo: SEAF/Sofia, 1987, p. 153-162)
    Segundo o autor,

     


     

    resolva Q45167    |     Comente a Questão (coloque o Nº "Q45167")    |   » Apostila de Conhecimentos Pedagógicos 2025

     

     

    prancheta
    Q45168

    Conhecimentos Pedagógicos   » Educação e Filosofia

    Ano: 2016 Banca: FCC   Órgão: Secretaria de Estado da Educação do Espírito Santo (SEDUC ES)   Nível Superior   Prova: Professor

     

    Considere o texto e as afirmativas abaixo.

    Lídia Maria Rodrigo, no livro Filosofia em sala de aula: teoria e prática para o ensino médio (2009) ao dizer dos manuais utilizados no ensino de filosofia que se centravam na história da filosofia apenas trabalhando-a na perspectiva de informar os alunos a respeito das produções dos filósofos numa ordem cronológica e ao dizer de uma nova perspectiva que não coloca o aluno imediatamente diante desta produção histórica, indica, esta nova perspectiva nos seguintes termos: “Em lugar de apresentar a filosofia como um catálogo de soluções típicas, é preciso começar compreendendo o ato que instaura a necessidade de buscar respostas, ou seja, assumir uma postura indagadora sobre o sentido do real. A partir do levantamento destas questões é que se pode e deve recorrer à história da filosofia que, então, deixa de ser um fim em si mesma, como na perspectiva tradicional, inserindo-se na dinâmica da reflexão filosófica sobre os problemas que se colocam para o homem atual”.
    I. A referência à história da filosofia é sempre importante e necessária no ensino de filosofia.
    II. No ensino de filosofia é fundamental partir-se das indagações dos alunos relativas a aspectos problemáticos presentes em sua realidade e que dizem respeito a eles no seu momento histórico.
    III. O único caminho plausível para o ensino de filosofia no ensino médio é o de provocar os alunos para que levantem os problemas com os quais se sentem envolvidos em seu dia a dia e de os provocar para que reflitam em conjunto, dialogando, sobre estes problemas.
    IV. A autora defende que o melhor e a única coisa a se fazer no ensino de filosofia, no ensino médio, é promover a atitude indagadora dos alunos.
    V. O caminho mais produtivo para um bom ensino de filosofia é o de buscar oferecer acesso às produções filosóficas desenvolvidas ao longo da história de tal maneira que elas não sejam apenas vistas como uma ilustração e sim como possíveis ajudas na elucidação e possível solução dos problemas vividos pelos alunos.
    Está correto o que se afirma APENAS em 

     


     

    resolva Q45168    |     Comente a Questão (coloque o Nº "Q45168")    |   » Apostila de Conhecimentos Pedagógicos 2025

     

     

    prancheta
    Q45171

    Conhecimentos Pedagógicos   » Educação e Filosofia

    Ano: 2016 Banca: FCC   Órgão: Secretaria de Estado da Educação do Espírito Santo (SEDUC ES)   Nível Superior   Prova: Professor

     

    Alejandro Cerletti, em O ensino de filosofia como problema filosófico (2009) apresenta, às páginas 31 a 40, a ideia de que o fazer filosofia pode se caracterizar como “repetição criativa” (concordando com outro autor, Alan Badiou) e, ao mesmo tempo, por defender que aulas de filosofia devam ser exercícios do filosofar, mediados pelo professor e dentro das possibilidades dos alunos, diz que, assumindo isso, pode-se dizer que esta ideia deve ser a “condição de nosso ensino” (p. 35). Repetição, no caso, tem a ver com o apresentar os problemas postos pela tradição filosófica e as soluções dadas a elas; criação tem a ver com o atualizar estes problemas para a realidade de cada contexto no qual os alunos e o professor estão inseridos. A repetição ele a denomina de “dimensão objetiva” e a criação de “dimensão subjetiva”. Diz, também, que tradicionalmente o ensino de filosofia se esgotou na dimensão objetiva (repetição do já produzido). Indica superar isso mantendo a repetição com a atualização criativa dos problemas e das soluções, sempre provisórias.
    Segundo o texto, 

     


     

    resolva Q45171    |     Comente a Questão (coloque o Nº "Q45171")    |   » Apostila de Conhecimentos Pedagógicos 2025

     

     

    Compartilhe:

     

    Compartilhe Questões

     

     

    Deixe seu comentário com o número da Questão ex.Q12345:

    *Para ver o gabarito - clique em → resolva Q...:

    As questões são de autoria das organizadoras mencionadas, divergências quanto ao conteúdo, ao gabarito, a formulação etc., devem ser encaminhas a elas (organizadoras de concursos)