?>


Questões Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) 2025

» Veja Provas Online Completas - Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM)

 

  • Exame Nacional do Ensino médio (ENEM)
  •  

    prancheta
    Q35321

    Filosofia   » Filosofia e a Grécia Antiga, A Metafísica de Aristóteles

    Ano: 2017 Banca: INEP   Órgão: Exame Nacional do Ensino médio (ENEM)   Nível Médio   Prova: Exame Nacional do Ensino Médio - Primeiro e Segundo Dia

     

          Se, pois, para as coisas que fazemos existe um fim que desejamos por ele mesmo e tudo o mais é desejado no interesse desse fim; evidentemente tal fim será o bem, ou antes, o sumo bem. Mas não terá o conhecimento, porventura, grande influência sobre essa vida? Se assim é, esforcemo-nos por determinar, ainda que em linhas gerais apenas, o que seja ele e de qual das ciências ou faculdades constitui o objeto. Ninguém duvidará de que o seu estudo pertença à arte mais prestigiosa e que mais verdadeiramente se pode chamar a arte mestra. Ora, a política mostra ser dessa natureza, pois é ela que determina quais as ciências que devem ser estudadas num Estado, quais são as que cada cidadão deve aprender, e até que ponto; e vemos que até as faculdades tidas em maior apreço, como a estratégia, a economia e a retórica, estão sujeitas a ela. Ora, como a política utiliza as demais ciências e, por outro lado, legisla sobre o que devemos e o que não devemos fazer, a finalidade dessa ciência deve abranger as das outras, de modo que essa finalidade será o bem humano.
    ARISTÓTELES. Ética a Nicômaco. In: Pensadores. São Paulo: Nova Cultural, 1991 (adaptado).
    Para Aristóteles, a relação entre o sumo bem e a organização da pólis pressupõe que

     


     

    resolva Q35321    |     Comente a Questão (coloque o Nº "Q35321")    |   » Apostila de Filosofia 2025

     

     

    prancheta
    Q15889

    Filosofia   »

    Ano: 2016 Banca: INEP   Órgão: Enem   Nível Médio   Prova: Exame Nacional do Ensino Médio - Primeiro e Segundo Dia (2ª Aplicação)

     

    » Conteúdo Associado à Questão
    O trecho da obra de Sófocles, que expressa o núcleo da tragédia grega, revela o(a)

     


     

    resolva Q15889    |     Comente a Questão (coloque o Nº "Q15889")    |   » Apostila de Filosofia 2025

     

     

    prancheta
    Q15890

    Filosofia   »

    Ano: 2016 Banca: INEP   Órgão: Enem   Nível Médio   Prova: Exame Nacional do Ensino Médio - Primeiro e Segundo Dia (2ª Aplicação)

     

    A justiça e a conformidade ao contrato consistem em algo com que a maioria dos homens parece concordar. Constitui um princípio julgado estender-se até os esconderijos dos ladrões e às confederações dos maiores vilões; até os que se afastaram a tal ponto da própria humanidade conservam entre si a fé e as regras da justiça.
    LOCKE, J. Ensaio acerca do entendimento humano. São Paulo: Nova Cultural, 2000 (adaptado).
    De acordo com Locke, até a mais precária coletividade depende de uma noção de justiça, pois tal noção
     

     


     

    resolva Q15890    |     Comente a Questão (coloque o Nº "Q15890")    |   » Apostila de Filosofia 2025

     

     

    prancheta
    Q15891

    Filosofia   »

    Ano: 2016 Banca: INEP   Órgão: Enem   Nível Médio   Prova: Exame Nacional do Ensino Médio - Primeiro e Segundo Dia (2ª Aplicação)

     

    Os andróginos tentaram escalar o céu para combater os deuses. No entanto, os deuses em um primeiro momento pensam em matá-los de forma sumária. Depois decidem puni-los da forma mais cruel: dividem-nos em dois. Por exemplo, é como se pegássemos um ovo cozido e, com uma linha, dividíssemos ao meio. Desta forma, até hoje as metades separadas buscam reunir-se. Cada um com saudade de sua metade, tenta juntar-se novamente a ela, abraçando-se, enlaçando-se um ao outro, desejando formar um único ser.
                                                         PLATÃO. O banquete. São Paulo: Nova Cultural, 1987.
    No trecho da obra O banquete, Platão explicita, por meio de uma alegoria, o
     

     


     

    resolva Q15891    |     Comente a Questão (coloque o Nº "Q15891")    |   » Apostila de Filosofia 2025

     

     

    prancheta
    Q15892

    Filosofia   »

    Ano: 2016 Banca: INEP   Órgão: Enem   Nível Médio   Prova: Exame Nacional do Ensino Médio - Primeiro e Segundo Dia (2ª Aplicação)

     

    Pode-se admitir que a experiência passada dá somente uma informação direta e segura sobre determinados objetos em determinados períodos do tempo, dos quais ela teve conhecimento. Todavia, é esta a principal questão sobre a qual gostaria de insistir: por que esta experiência tem de ser estendida a tempos futuros e a outros objetos que, pelo que sabemos, unicamente são similares em aparência. O pão que outrora comi alimentou-me, isto é, um corpo dotado de tais qualidades sensíveis estava, a este tempo, dotado de tais poderes desconhecidos. Mas, segue-se daí que este outro pão deve também alimentar-me como ocorreu na outra vez, e que qualidades sensíveis semelhantes devem sempre ser acompanhadas de poderes ocultos semelhantes? A consequência não parece de nenhum modo necessária.
    HUME, D. Investigação acerca do entendimento humano. São Paulo: Abril Cultural, 1995.

    O problema descrito no texto tem como consequência a
     

     


     

    resolva Q15892    |     Comente a Questão (coloque o Nº "Q15892")    |   » Apostila de Filosofia 2025

     

     

    Compartilhe:

     

    Compartilhe Questões

     

     

    Deixe seu comentário com o número da Questão ex.Q12345:

    *Para ver o gabarito - clique em → resolva Q...:

    As questões são de autoria das organizadoras mencionadas, divergências quanto ao conteúdo, ao gabarito, a formulação etc., devem ser encaminhas a elas (organizadoras de concursos)