?>


Questões Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) 2025

» Veja Provas Online Completas - Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM)

 

  • Enem
  •  

    prancheta
    Q15893

    Filosofia   »

    Ano: 2016 Banca: INEP   Órgão: Enem   Nível Médio   Prova: Exame Nacional do Ensino Médio - Primeiro e Segundo Dia (2ª Aplicação)

     

    Arrependimentos terminais
          Em Antes de partir, uma cuidadora especializada em doentes terminais fala do que eles mais se arrependem na hora de morrer. “Não deveria ter trabalhado tanto”, diz XPGRVSDFLHQWHV ³'HVHMDULDWHU¿FDGRHPFRQWDWRFRP meus amigos”, lembra outro. “Desejaria ter coragem de expressar meus sentimentos.” “Não deveria ter levado a vida baseando-me no que esperavam de mim”, diz um terceiro. Há cem anos ou cinquenta, quem sabe, sem dúvida seriam outros os arrependimentos terminais. “Gostaria de ter sido mais útil à minha pátria.” “Deveria ter sido mais obediente a Deus.” “Gostaria de ter deixado mais patrimônio aos meus descendentes.”
                                                                      COELHO, M. Folha de São Paulo, 2 jan. 2013.
    O texto compara hipoteticamente dois padrões morais que divergem por se basearem respectivamente em A satis
     

     


     

    resolva Q15893    |     Comente a Questão (coloque o Nº "Q15893")    |   » Apostila de Filosofia 2025

     

     

    prancheta
    Q15894

    Filosofia   »

    Ano: 2016 Banca: INEP   Órgão: Enem   Nível Médio   Prova: Exame Nacional do Ensino Médio - Primeiro e Segundo Dia (2ª Aplicação)

     

    TEXTO I
          Até aqui expus a natureza do homem (cujo orgulho e outras paixões o obrigaram a submeter-se ao governo), juntamente com o grande poder do seu governante, o qual comparei com o Leviatã, tirando essa comparação dos dois últimos versículos do capítulo 41 de Jó, onde Deus, após ter estabelecido o grande poder do Leviatã, lhe chamou Rei dos Soberbos. Não há nada na Terra, disse ele, que se lhe possa comparar.
                                                      HOBBES, T. O Leviatã. São Paulo: Martins Fontes, 2003.
    TEXTO II
          Eu asseguro, tranquilamente, que o governo civil é a solução adequada para as inconveniências do estado de natureza, que devem certamente ser grandes quando os homens podem ser juízes em causa própria, pois é fácil imaginar que um homem tão injusto a ponto de lesar o irmão dificilmente será justo para condenar a si mesmo pela mesma ofensa.
                      LOCKE, J. Segundo tratado sobre o governo civil . Petrópolis: Vozes, 1994. 
    Thomas Hobbes e John Locke, importantes teóricos contratualistas, discutiram aspectos ligados à natureza humana e ao Estado. Thomas Hobbes, diferentemente de John Locke, entende o estado de natureza como um(a)
     

     


     

    resolva Q15894    |     Comente a Questão (coloque o Nº "Q15894")    |   » Apostila de Filosofia 2025

     

     

    prancheta
    Q15895

    Filosofia   »

    Ano: 2016 Banca: INEP   Órgão: Enem   Nível Médio   Prova: Exame Nacional do Ensino Médio - Primeiro e Segundo Dia (2ª Aplicação)

     

    Ninguém delibera sobre coisas que não podem ser de outro modo, nem sobre as que lhe é impossível fazer. Por conseguinte, como o conhecimento científico envolve demonstração, mas não há demonstração de coisas cujos primeiros princípios são variáveis (pois todas elas poderiam ser diferentemente), e como é impossível deliberar sobre coisas que são por necessidade, a sabedoria prática não pode ser ciência, nem arte: nem ciência, porque aquilo que se pode fazer é capaz de ser diferentemente, nem arte, porque o agir e o produzir são duas espécies diferentes de coisa. Resta, pois, a alternativa de ser ela uma capacidade verdadeira e raciocinada de agir com respeito às coisas que são boas ou más para o homem.
                 ARISTÓTELES. Ética a Nicômaco. São Paulo: Abril Cultural, 1980.
    Aristóteles considera a ética como pertencente ao campo do saber prático. Nesse sentido, ela difere-se dos outros saberes porque é caracterizada como
     

     


     

    resolva Q15895    |     Comente a Questão (coloque o Nº "Q15895")    |   » Apostila de Filosofia 2025

     

     

    prancheta
    Q15896

    Filosofia   »

    Ano: 2016 Banca: INEP   Órgão: Enem   Nível Médio   Prova: Exame Nacional do Ensino Médio - Primeiro e Segundo Dia (2ª Aplicação)

     

    Fundamos, como afirmam alguns cientistas, o antropoceno: uma nova era geológica com altíssimo poder de destruição, fruto dos últimos séculos que significaram um transtorno perverso do equilíbrio do sistema-Terra. Como enfrentar esta nova situação nunca ocorrida antes de forma globalizada e profunda? Temos pessoalmente trabalhado os paradigmas da sustentabilidade e do cuidado como relação amigável e cooperativa para com a natureza. Queremos, agora, agregar a ética da responsabilidade.
    BOFF, L. Responsabilidade coletiva. Disponível em: http://leonardoboff.wordpress.com. Acesso em: 14 maio 2013.
    A ética da responsabilidade protagonizada pelo filósofo alemão Hans Jonas e reinvindicada no texto é expressa pela máxima:

     


     

    resolva Q15896    |     Comente a Questão (coloque o Nº "Q15896")    |   » Apostila de Filosofia 2025

     

     

    prancheta
    Q25553

    Filosofia   » Conceitos Filosóficos

    Ano: 2016 Banca: INEP   Órgão: Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM)   Nível Médio   Prova: Primeiro e Segundo Dia

     

         Sentimos que toda satisfação de nossos desejos advinda do mundo assemelha-se à esmola que mantém hoje o mendigo vivo, porém prolonga amanhã a sua fome. A resignação, ao contrário, assemelha-se à fortuna herdada: livra o herdeiro para sempre de todas as preocupações.

    SCHOPENHAUER, A. Aforismo para a sabedoria da vida. São Paulo: Martins Fontes, 2005.

    O trecho destaca uma ideia remanescente de uma tradição filosófica ocidental, segundo a qual a felicidade se mostra indissociavelmente ligada à

     


     

    resolva Q25553    |     Comente a Questão (coloque o Nº "Q25553")    |   » Apostila de Filosofia 2025

     

     

    Compartilhe:

     

    Compartilhe Questões

     

     

    Deixe seu comentário com o número da Questão ex.Q12345:

    *Para ver o gabarito - clique em → resolva Q...:

    As questões são de autoria das organizadoras mencionadas, divergências quanto ao conteúdo, ao gabarito, a formulação etc., devem ser encaminhas a elas (organizadoras de concursos)