?>


Questões Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) 2025

» Veja Provas Online Completas - Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM)

 

  • Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM)
  •  

    prancheta
    Q25559

    Filosofia   »

    Ano: 2016 Banca: INEP   Órgão: Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM)   Nível Médio   Prova: Primeiro e Segundo Dia

     

           Não estou mais pensando como costumava pensar. Percebo isso de modo mais acentuado quando estou lendo. Mergulhar num livro, ou num longo artigo, costumava ser fácil. Isso raramente ocorre atualmente. Agora minha atenção começa a divagar depois de duas ou três páginas. Creio que sei o que está acontecendo. Por mais de uma década venho passando mais tempo on-line, procurando e surfando e algumas vezes acrescentando informação à grande biblioteca da internet. A internet tem sido uma dádiva para um escritor como eu. Pesquisas que antes exigiam dias de procura em jornais ou na biblioteca agora podem ser feitas em minutos. Como disse o teórico da comunicação Marshall McLuhan nos anos 60, a mídia não é apenas um canal passivo para o tráfego de informação. Ela fornece a matéria, mas também molda o processo de pensamento. E o que a net parece fazer é pulverizar minha capacidade de concentração e contemplação.

    CARR, N. Is Google making us stupid? Disponível em: www.theatlantic.com. Acesso em: 17 fev. 2013 (adaptado).

    Em relação à internet, a perspectiva defendida pelo autor ressalta um paradoxo que se caracteriza por

     


     

    resolva Q25559    |     Comente a Questão (coloque o Nº "Q25559")    |   » Apostila de Filosofia 2025

     

     

    prancheta
    Q15984
    Ano: 2016 Banca: INEP   Órgão: Enem   Nível Médio   Prova: Exame Nacional do Ensino Médio - Primeiro e Segundo Dia (2ª Aplicação)

     

        A perda de massa muscular é comum com a idade, porém, é na faixa dos 60 anos que ela se torna clinicamente perceptível e suas consequências começam a incomodar no dia a dia, quando simples atos de subir escadas ou ir à padaria se tornam sacrifícios. Esse processo tem nome: sarcopenia. Essa condição ocasiona a perda da força e qualidade dos músculos e tem um impacto significante na saúde.
                  Disponível em: www.infoescola.com. Acesso em: 19 dez. 2012 (adaptado).
    A sarcopenia é inerente ao envelhecimento, mas seu quadro e consequentes danos podem ser retardados com a prática de exercícios físicos, cujos resultados mais rápidos são alcançados com o(a) 

     


     

    resolva Q15984    |     Comente a Questão (coloque o Nº "Q15984")    |   » Apostila de Educação Física 2025

     

     

    prancheta
    Q15985
    Ano: 2016 Banca: INEP   Órgão: Enem   Nível Médio   Prova: Exame Nacional do Ensino Médio - Primeiro e Segundo Dia (2ª Aplicação)

     

          A educação física ensinada a jovens do ensino médio deve garantir o acúmulo cultural no que tange à oportunização de vivência das práticas corporais; a compreensão do papel do corpo no mundo da produção, no que tange ao controle sobre o próprio esforço, e do direito ao repouso e ao lazer; a iniciativa pessoal nas articulações coletivas relativas às práticas corporais comunitárias; a iniciativa pessoal para criar, planejar ou buscar orientação para suas próprias práticas corporais; a intervenção política sobre as iniciativas públicas de esporte e de lazer.

                                Disponível em: www.portal.mec.gov.br. Acesso em: 19 ago. 2012.

    Segundo o texto, a educação física visa propiciar ao indivíduo oportunidades de aprender a conhecer e a perceber, de forma permanente e contínua, o seu próprio corpo, concebendo as práticas corporais como meios para

     


     

    resolva Q15985    |     Comente a Questão (coloque o Nº "Q15985")    |   » Apostila de Educação Física 2025

     

     

  • Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM)
  •  

    prancheta
    Q85407

    Conhecimentos Gerais   » Questões Sociais , Movimentos Sociais, Discriminação e Desigualdade: Raça, classe e gênero

    Ano: 2021 Banca: INDEC   Órgão: Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM)   Nível Médio   Prova: Enem - Primeiro e Segundo Dia - PPL

     

    As canções dos escravos tornaram-se espetáculos em eventos sociais e religiosos organizados pelos senhores e chegaram a ser cantadas e representadas, ao longo do século XIX, de forma estereotipada e depreciativa, pelos blackfaces dos Estados Unidos e Cuba, e pelos teatros de revista do Brasil. As canções escravas, sob a forma de cakewalks ou lundus, despontavam frequentemente no promissor mercado de partituras musicais, nos salões, nos teatros e até mesmo na nascente indústria fonográfica — mas não necessariamente seus protagonistas negros. O mundo do entretenimento e dos empresários musicais atlânticos produziu atraentes diversões dançantes com base em gêneros e ritmos identificados com a população negra das Américas.
    ABREU, M. O legado das canções escravas nos Estados Unidos e no Brasil: diálogos musicais no pós-abolição. Revista Brasileira de História, n. 69, jan.-jun. 2015.
    A absorção de elementos da vivência escrava pela nascente indústria do lazer, como demonstrada no texto, caracteriza-se como

     


     

    resolva Q85407    |     Comente a Questão (coloque o Nº "Q85407")    |   » Apostila de Conhecimentos Gerais 2025

     

     

    prancheta
    Q85408

    Conhecimentos Gerais   » Meio Ambiente, Sustentabilidade e Aquecimento Global

    Ano: 2021 Banca: INDEC   Órgão: Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM)   Nível Médio   Prova: Enem - Primeiro e Segundo Dia - PPL

     

    A produtividade ecológica articula-se com uma produtividade tecnológica, porque não se deve renunciar a todas as possibilidades da ciência e da técnica, e sim reencaminhar muitas delas para a construção desse novo paradigma produtivo. Essa construção social, porém, não pode ser guiada por um planejamento centralizado da tecnologia normatizada pela ecologia. A alma dessa nova economia humana são os valores culturais. Cada cultura dá significado a seus conhecimentos, a sua natureza, recriando-a e abrindo o fluxo de possibilidades de coevolução, articulando o pensamento humano com o potencial da natureza.
    LEFF, E. Discursos sustentáveis. São Paulo: Cortez, 2010 (adaptado).
    O paradigma produtivo apresentado no texto tem como base a harmonização entre tecnologia e ecologia e propõe uma sustentabilidade pautada no(a)

     


     

    resolva Q85408    |     Comente a Questão (coloque o Nº "Q85408")    |   » Apostila de Conhecimentos Gerais 2025

     

     

    Compartilhe:

     

    Compartilhe Questões

     

     

    Deixe seu comentário com o número da Questão ex.Q12345:

    *Para ver o gabarito - clique em → resolva Q...:

    As questões são de autoria das organizadoras mencionadas, divergências quanto ao conteúdo, ao gabarito, a formulação etc., devem ser encaminhas a elas (organizadoras de concursos)