?>


Questões Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) 2025

» Veja Provas Online Completas - Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM)

 

  • Enem
  •  

    prancheta
    Q16003
    Ano: 2016 Banca: INEP   Órgão: Enem   Nível Médio   Prova: Exame Nacional do Ensino Médio - Primeiro e Segundo Dia (2ª Aplicação)

     

    O recinto das provas de natação olímpica utiliza a mais avançada tecnologia para proporcionar aos nadadores condições ideais. Isso passa por reduzir o impacto da ondulação e das correntes provocadas pelos nadadores no seu deslocamento. Para conseguir isso, a piscina de competição tem uma profundidade uniforme de 3 m, que ajuda a diminuir a “reflexão” da água (o movimento contra uma superfície e o regresso no sentido contrário, atingindo os nadadores), além dos já tradicionais 50 m de comprimento e 25 m de largura. Um clube deseja reformar sua piscina de 50 m de comprimento, 20 m de largura e 2 m de profundidade de forma que passe a ter as mesmas dimensões das piscinas olímpicas.
                                Disponível em: http://desporto.publico.pt. Acesso em: 6 ago. 2012.
    Após a reforma, a capacidade dessa piscina superará a capacidade da piscina original em um valor mais próximo de 

     


     

    resolva Q16003    |     Comente a Questão (coloque o Nº "Q16003")    |   » Apostila de Matemática 2025

     

     

    prancheta
    Q16004

    Matemática   » Pontos e Retas , Geometria Analítica

    Ano: 2016 Banca: INEP   Órgão: Enem   Nível Médio   Prova: Exame Nacional do Ensino Médio - Primeiro e Segundo Dia (2ª Aplicação)

     

    O sódio está presente na maioria dos alimentos industrializados, podendo causar problemas cardíacos em pessoas que ingerem grandes quantidades desses alimentos. Os médicos recomendam que seus pacientes diminuam o consumo de sódio. Com base nas informações nutricionais de cinco marcas de biscoitos (A, B, C, D e E), construiu-se o gráfico, que relaciona quantidades de sódio com porções de diferentes biscoitos.
    questões de concursos - Enem - 2017
    Qual das marcas de biscoito apresentadas tem a menor quantidade de sódio por grama do produto?

     


     

    resolva Q16004    |     Comente a Questão (coloque o Nº "Q16004")    |   » Apostila de Matemática 2025

     

     

    prancheta
    Q16005
    Ano: 2016 Banca: INEP   Órgão: Enem   Nível Médio   Prova: Exame Nacional do Ensino Médio - Primeiro e Segundo Dia (2ª Aplicação)

     

    Um agricultor vive da plantação de morangos que são vendidos para uma cooperativa. A cooperativa faz um contrato de compra e venda no qual o produtor informa a área plantada. Para permitir o crescimento adequado das plantas, as mudas de morango são plantadas no centro de uma área retangular, de 10cm por 20 cm, como mostra a figura.
    questões de concursos - Enem - 2017
    Atualmente, sua plantação de morangos ocupa uma área de 10 000 m2, mas a cooperativa quer que ele aumente sua produção. Para isso, o agricultor deverá aumentar a área plantada em 20%, mantendo o mesmo padrão de plantio. O aumento (em unidade) no número de mudas de morango em sua plantação deve ser de

     


     

    resolva Q16005    |     Comente a Questão (coloque o Nº "Q16005")    |   » Apostila de Matemática 2025

     

     

    prancheta
    Q16006
    Ano: 2016 Banca: INEP   Órgão: Enem   Nível Médio   Prova: Exame Nacional do Ensino Médio - Primeiro e Segundo Dia (2ª Aplicação)

     

    Uma indústria de perfumes embala seus produtos, atualmente, em frascos esféricos de raio R, com volume dado por 4/3 π .(R)3.
    Observou-se que haverá redução de custos se forem utilizados frascos cilíndricos com raio da base R/3 , cujo volume será dado por π (R/3)2 . h, sendo h a altura da nova embalagem.
    Para que seja mantida a mesma capacidade do frasco esférico, a altura do frasco cilíndrico (em termos de R) deverá ser igual a
     

     


     

    resolva Q16006    |     Comente a Questão (coloque o Nº "Q16006")    |   » Apostila de Matemática 2025

     

     

    prancheta
    Q16007

    Matemática   » Função de 2º Grau ou Função Quadrática e Inequações, Funções

    Ano: 2016 Banca: INEP   Órgão: Enem   Nível Médio   Prova: Exame Nacional do Ensino Médio - Primeiro e Segundo Dia (2ª Aplicação)

     

    Para evitar uma epidemia, a Secretaria de Saúde de uma cidade dedetizou todos os bairros, de modo a evitar a proliferação do mosquito da dengue. Sabe-se que o número f de infectados é dado pela função f(t) = -2t2 + 120t (em que t é expresso em dia e t = 0 é o dia anterior à primeira infecção) e que tal expressão é válida para os 60 primeiros dias da epidemia.
    A Secretaria de Saúde decidiu que uma segunda dedetização deveria ser feita no dia em que o número de infectados chegasse à marca de 1 600 pessoas, e uma segunda dedetização precisou acontecer.
    A segunda dedetização começou no 

     


     

    resolva Q16007    |     Comente a Questão (coloque o Nº "Q16007")    |   » Apostila de Matemática 2025

     

     

    Compartilhe:

     

    Compartilhe Questões

     

     

    Deixe seu comentário com o número da Questão ex.Q12345:

    *Para ver o gabarito - clique em → resolva Q...:

    As questões são de autoria das organizadoras mencionadas, divergências quanto ao conteúdo, ao gabarito, a formulação etc., devem ser encaminhas a elas (organizadoras de concursos)