?>


Questões Universidade de Pernambuco (UPE) 2025

 

  • Universidade de Pernambuco (UPE)
  •  

    prancheta
    Q32650
    Ano: 2017  Órgão: Universidade de Pernambuco (UPE)   Nível Superior   Prova: Enfermeiro

     

    No enfrentamento aos maus-tratos infantis, ações de prevenção de violência multiplicam-se de forma dispersa, por todo o país. Considerando a Portaria N.º 1.968/2001, do Ministério da Saúde, que tornou obrigatório, para todas as instituições de saúde pública e ou conveniadas ao Sistema Único de Saúde (SUS) no Brasil, o preenchimento da ficha de notificação compulsória e seu encaminhamento aos órgãos competentes, analise as afirmativas abaixo e coloque V nas Verdadeiras e F nas Falsas.
    ( ) A responsabilidade da equipe de saúde junto com o conselho tutelar inicia-se no momento em que é identificado um caso de maus-tratos e termina quando esse caso é notificado.
    ( ) O sistema de notificação deve garantir que a violência seja um evento a ser pesquisado e considerado no atendimento à saúde da criança e do adolescente, o que permitirá a criação e/ou atuação de uma rede de proteção e prevenção à violência pelas áreas que lidam com a infância e juventude.
    ( ) Caracteriza-se como infração administrativa sujeita à multa a omissão por parte de professores, médicos ou responsáveis por estabelecimentos de atenção à saúde e de ensino fundamental, pré- escola ou creche, de notificação de maus-tratos à autoridade competente.
    ( ) Ao conselho tutelar cabe receber a notificação de casos de maus tratos, analisar a sua procedência e chamar a família da vítima ou o agressor para esclarecer o caso em questão, ou verificar o ocorrido in loco. 
    ( ) Os maus-tratos são atos físicos, psicológicos e sexuais causados a meninos e meninas, ou atos de omissão e negligência, que também causam danos físicos, sexuais ou emocionais. Os atos violentos, de uma maneira geral, ocorrem como eventos isolados.
    Assinale a alternativa que contém a sequência CORRETA.

     


     

    resolva Q32650    |     Comente a Questão (coloque o Nº "Q32650")    |   » Apostila de Enfermagem 2025

     

     

    prancheta
    Q32649
    Ano: 2017  Órgão: Universidade de Pernambuco (UPE)   Nível Superior   Prova: Enfermeiro

     

    Em todo o mundo, nascem anualmente 20 milhões de bebês prematuros e de baixo peso (menores de 2,5kg). Destes, um terço morre antes de completar um ano de vida. O Método Canguru – Atenção Humanizada ao Recém-Nascido de Baixo Peso – é uma estratégia, que busca reverter essa realidade. Na segunda etapa do método canguru, o bebê permanece de maneira contínua com sua mãe, e a posição canguru será realizada durante o maior tempo possível. Esse período funcionará como um “estágio” pré-alta hospitalar.

    Em relação a essa etapa, são critérios de elegibilidade para o RN:

     


     

    resolva Q32649    |     Comente a Questão (coloque o Nº "Q32649")    |   » Apostila de Enfermagem 2025

     

     

    prancheta
    Q32648
    Ano: 2017  Órgão: Universidade de Pernambuco (UPE)   Nível Superior   Prova: Enfermeiro

     

    Com a introdução da vacina contra o HPV no calendário básico de vacinação do Programa Nacional de Imunização (PNI), a meta do Ministério da Saúde é de vacinar, na primeira fase da campanha, no ano de 2017, meninas e meninos nas seguintes faixas etárias:

     


     

    resolva Q32648    |     Comente a Questão (coloque o Nº "Q32648")    |   » Apostila de Enfermagem 2025

     

     

    prancheta
    Q32647
    Ano: 2017  Órgão: Universidade de Pernambuco (UPE)   Nível Superior   Prova: Enfermeiro

     

    A prevenção das lesões por pressão ainda é um desafio nos dias atuais, que caminha contando com a grande contribuição assistencial da enfermagem.

    Partindo dessa premissa, analise as afirmativas abaixo:
    I. Para favorecer a adesão ao protocolo de prevenção de lesão por pressão, recomenda-se uma escala de mudança de decúbito a cada 2 horas para pacientes restritos ao leito, baseada no relógio de Lohman.
    II. A massagem frequente das proeminências ósseas e dos pontos de pressão estimula o fluxo sanguíneo local, prevenindo a isquemia e consequente lesão por pressão.
    III. Para a prevenção de lesões em pacientes que permanecem sentados e conseguem auxiliar na movimentação, como os paraplégicos, devem ser ensinados a fazer descompressão da região isquiática a cada 15 minutos.
    IV. A avaliação do risco de desenvolvimento de lesões por pressão deve incluir escalas, como a de Braden e Norton, para auxiliar no julgamento clínico profissional.
    Está CORRETO o que se afirma em

     


     

    resolva Q32647    |     Comente a Questão (coloque o Nº "Q32647")    |   » Apostila de Enfermagem 2025

     

     

    prancheta
    Q32653

    Enfermagem   » Medicação Endovenosa, Medicação Subcutânea, Medicação Intramuscular

    Ano: 2017  Órgão: Universidade de Pernambuco (UPE)   Nível Superior   Prova: Enfermeiro

     

    Os medicamentos são normalmente utilizados para controlar as doenças. Sobre administração de medicamentos, analise as afirmativas abaixo:
    I. O tecido subcutâneo é tão ricamente suprido por sangue quanto os músculos e, por esse motivo, a absorção por essa via é mais rápida.
    II. O músculo ventro-glúteo corresponde ao glúteo médio; é um músculo profundo, afastado de nervos e vasos sanguíneos importantes e, por esse motivo, torna-se um local seguro para a administração de medicamentos.
    III. A técnica em Z é utilizada para minimizar a irritação local da pele, vedando o medicamento no tecido muscular (assim o medicamento não consegue escapar do tecido muscular).
    IV. A via intravenosa é utilizada, quando é necessário se estabelecer nível terapêutico sanguíneo constante.
    Está CORRETO, apenas, o que se afirma em

     


     

    resolva Q32653    |     Comente a Questão (coloque o Nº "Q32653")    |   » Apostila de Enfermagem 2025

     

     

    Compartilhe:

     

    Compartilhe Questões

     

     

    Deixe seu comentário com o número da Questão ex.Q12345:

    *Para ver o gabarito - clique em → resolva Q...:

    As questões são de autoria das organizadoras mencionadas, divergências quanto ao conteúdo, ao gabarito, a formulação etc., devem ser encaminhas a elas (organizadoras de concursos)