?>


Questões Escola Preparatória de Cadetes do Exército 2025

» Veja Provas Online Completas - Escola Preparatória de Cadetes do Exército

 

  • Formação de Cadetes do Exército (EsPCEx)
  •  

    prancheta
    Q57761

    Geografia   » Impactos e soluções nos meios natural e rural, Meio ambiente

    Ano: 2016 Banca: EsPCEx   Órgão: Formação de Cadetes do Exército (EsPCEx)   Nível Médio   Prova: Cadete do Exército - 2° Dia

     

    A queima do petróleo, do carvão e, em menor escala, do gás natural, libera gases poluentes na atmosfera, entre eles o dióxido de carbono (CO2), que intensifica a ação do efeito estufa. Diante desse fato, a busca de alternativas energéticas renováveis e de padrões de consumo compatíveis com o desenvolvimento sustentável tem feito parte do rol dos grandes desafios do nosso tempo.
    Sobre as fontes renováveis na matriz energética brasileira, podemos afirmar que
    I- o Brasil apresenta um setor de energia mais sustentável, do ponto de vista ambiental, do que a maioria dos países do mundo, considerando a significativa participação das fontes renováveis em sua matriz energética.
    II- a política energética do País, definida no Plano Decenal de Energia (2011), prevê a ampliação do uso do potencial elétrico dos rios da Região Norte, especialmente os da Bacia Amazônica, não obstante os diversos problemas socioambientais relacionados à implantação de uma grande usina hidrelétrica.
    III- a crescente utilização de biocombustíveis na matriz energética brasileira, além de reduzir a emissão de gases que geram o efeito estufa, tem a vantagem de contribuir para o controle do desmatamento.
    IV- apesar de o etanol apresentar vantagens em relação aos combustíveis fósseis, nas últimas décadas a produção de cana-de-açúcar e de álcool vem diminuindo no País, em função da queda do consumo desse combustível e dos fortes impactos ambientais provocados no plantio e colheita da cana.
    V- a energia eólica é uma fonte renovável em expansão no Brasil, mas possui elevado custo de instalação. Embora o Nordeste seja a região que apresenta um dos dos maiores potenciais eólicos do País, é em Osório, no Rio Grande do Sul, que se localiza o maior parque eólico nacional.
    Assinale a alternativa que apresenta todas as afirmativas corretas.

     


     

    resolva Q57761    |     Comente a Questão (coloque o Nº "Q57761")    |   » Apostila de Geografia 2025

     

     

    prancheta
    Q57759

    Geografia   » Geografia Econômica

    Ano: 2016 Banca: EsPCEx   Órgão: Formação de Cadetes do Exército (EsPCEx)   Nível Médio   Prova: Cadete do Exército - 2° Dia

     

    A China tem se tornado uma das maiores potências mundiais. É considerada uma economia emergente, tanto pelo peso de sua economia quanto pela forte influência que exerce no cenário regional e global. A expansão da indústria tem sido um dos principais fatores do crescimento da economia desse país. Sobre a economia chinesa, podemos afirmar que
    I- a indústria pesada ainda permanece sob o controle estatal chinês e concentra-se, predominantemente, nas províncias da Manchúria, no nordeste do País, a qual dispõe de vastas reservas de carvão mineral e minério de ferro.
    II- a indústria de alta tecnologia expandiu-se rapidamente no País, o que o tornou um dos maiores exportadores do mundo de produtos ligados à tecnologia da informação. Entretanto, a China não controla a maior parte das tecnologias mais valiosas dos produtos que fabrica, pois tais componentes são fabricados no exterior.
    III- o dinamismo econômico da região litorânea da China vem se difundindo em direção ao cinturão agrícola do interior. Tal fato tem propiciado um maior equilíbrio do PIB per capita entre a “China marítima” e a “China interior”.
    IV- atualmente, com o envelhecimento da população e com o desenvolvimento tecnológico do setor industrial, a mão de obra tem encarecido e levado indústrias a se transferirem para o interior do País, em busca de mão de obra mais barata.
    V- a China não foi autorizada a participar da Organização Mundial do Comércio (OMC), pelo tratamento dado aos direitos individuais e liberdades civis de sua população; dessa forma, o País não obedece às regras do comércio internacional, mantendo elevados subsídios à agricultura e altas taxas de importação.
    Assinale a alternativa que apresenta todas as afirmativas corretas.

     


     

    resolva Q57759    |     Comente a Questão (coloque o Nº "Q57759")    |   » Apostila de Geografia 2025

     

     

    prancheta
    Q57757
    Ano: 2016 Banca: EsPCEx   Órgão: Formação de Cadetes do Exército (EsPCEx)   Nível Médio   Prova: Cadete do Exército - 2° Dia

     

    Observe a tabela abaixo, que mostra a evolução das taxas de fecundidade no Brasil:
    questões de concursos Formação de Cadetes do Exército (EsPCEx) 2016
     Dentre os reflexos dessa realidade, na demografia brasileira, pode-se destacar a redução
    I- da população brasileira, em termos absolutos, a partir de 2010.
    II- da proporção de jovens no conjunto da população brasileira.
    III- da taxa de natalidade e o aumento da mortalidade infantil.
    IV- do crescimento vegetativo.
    V- das taxas de reposição populacional, que, atualmente, já se apresentam abaixo do nível de reposição.
    Assinale a alternativa que apresenta todas as afirmativas corretas.

     


     

    resolva Q57757    |     Comente a Questão (coloque o Nº "Q57757")    |   » Apostila de Geografia 2025

     

     

    prancheta
    Q57758

    Geografia   » Geografia Econômica

    Ano: 2016 Banca: EsPCEx   Órgão: Formação de Cadetes do Exército (EsPCEx)   Nível Médio   Prova: Cadete do Exército - 2° Dia

     

    O sistema de transporte é um elemento determinante da competitividade das mercadorias produzidas por um país nos mercados internos e externos, uma vez que os custos de transporte incidem sobre os custos das matérias-primas e dos produtos finais.
    Sobre os diferentes modais de transporte no Brasil, pode-se afirmar que
    I- o modal hidroviário é o que apresenta o menor consumo de combustível por tonelada transportada, contudo a implantação de hidrovias no País envolve obras civis de forte impacto ambiental e de elevado custo.
    II- em virtude do predomínio do modal rodoviário no transporte de carga e da sua maior flexibilidade nos percursos, a política de transporte brasileira continua, quase que exclusivamente, baseada na expansão e modernização das rodovias.
    III- no que se refere ao modal ferroviário, a Ferronorte é um empreendimento que visa facilitar o escoamento da produção agrícola do Mato Grosso e Rondônia, tanto pelos portos de São Paulo como pelos da Região Norte do País.
    IV- a implantação e a expansão das redes intermodais, principalmente no que diz respeito à conexão de infraestruturas entre os diferentes modais de transporte, ampliarão a fluidez dos fluxos de bens e de pessoas, ao mesmo tempo que contribuirão para a desconcentração das atividades econômicas no País.
    V- o transporte aéreo de carga suplanta o transporte de passageiro em termos de importância para a aviação comercial no Brasil e no mundo, haja vista o significativo valor monetário das mercadorias que circulam pelas vias aéreas.
    Assinale a alternativa que apresenta todas as afirmativas corretas.

     


     

    resolva Q57758    |     Comente a Questão (coloque o Nº "Q57758")    |   » Apostila de Geografia 2025

     

     

    prancheta
    Q57751
    Ano: 2016 Banca: EsPCEx   Órgão: Formação de Cadetes do Exército (EsPCEx)   Nível Médio   Prova: Cadete do Exército - 2° Dia

     

    “Em 1540 a.C. o filósofo grego Xenófanes encontrou conchas marinhas nos cumes de montanhas e pensou que elas poderiam ter estado no fundo do mar em algum momento, sendo posteriormente soerguidas. Ele tinha razão: forças do interior da Terra movimentam a crosta terrestre, criam novos relevos ou modificam sua estrutura e fisionomia [...].”
    (Terra, Lygia; Araújo, Regina; Guimarães, Raul. Conexões: estudos de Geografia Geral e do Brasil, 2015, p.313).
    Essas novas formas de relevo criadas são constantemente modificadas sob a ação da água e do ar, por exemplo. Assim, sobre a dinâmica do relevo terrestre e a atuação dos agentes internos e externos do relevo, pode-se afirmar que
    I- a presença da Dorsal Mesoatlântica, grande cadeia de montanhas submersa no Oceano Atlântico, ajuda a explicar a pouca probabilidade de ocorrerem tsunamis na costa brasileira, uma vez que esta é fruto não da colisão, mas do afastamento entre placas tectônicas.
    II- no terremoto ocorrido no Japão, em 2011, a porção nordeste do País foi a mais atingida, por ser a mais próxima ao epicentro do maremoto, isto é, por estar mais próxima ao local da superfície onde se manifestou o maremoto.
    III- os movimentos orogenéticos, ao atingirem as rochas com maior plasticidade, da crosta terrestre, são os responsáveis, por exemplo, pela formação de grandes dobramentos modernos, como os Alpes e os Andes.
    IV- a formação de grandes deltas como o do rio Nilo e a formação de grandes planícies aluviais, favoráveis à atividade agrícola, como a do rio Ganges, estão associadas, principalmente, à erosão pluvial.
    V- a presença de solos pedregosos nas regiões desérticas está relacionada, principalmente, à ação predominante do intemperismo químico nas rochas dessa região.
    Assinale a alternativa que apresenta todas as afirmativas corretas.

     


     

    resolva Q57751    |     Comente a Questão (coloque o Nº "Q57751")    |   » Apostila de Geografia 2025

     

     

    Compartilhe:

     

    Compartilhe Questões

     

     

    Deixe seu comentário com o número da Questão ex.Q12345:

    *Para ver o gabarito - clique em → resolva Q...:

    As questões são de autoria das organizadoras mencionadas, divergências quanto ao conteúdo, ao gabarito, a formulação etc., devem ser encaminhas a elas (organizadoras de concursos)