?>


Questões Colégio Naval 2025

» Veja Provas Online Completas - Colégio Naval

 

  • Colégio Naval
  •  

    prancheta
    Q72508

    Biologia   » Moléculas, células e tecidos, A química da vida

    Ano: 2019 Banca: Colégio Naval   Órgão: Colégio Naval   Nível Fundamental   Prova: Aluno Colégio Naval

     

    Leia o texto abaixo e responda a pergunta a seguir. 
                        O homem cujo sangue ficou branco de tanta gordura.
    Médicos tiveram de tirar todo o sangue do paciente e trocar pelo de um doador após gordura entupir filtros usados para tirar parte da gordura. De acordo com o relato do caso, publicado na revista “Annals of Internai Medicine", o homem foi submetido imediatamente a um tratamento intensivo, onde os testes revelaram que seu sangue tinha "síndrome de hiperviscosidade devido ao nível extremamente alto de triglicérides". Os triglicérides são um tipo de gordura que vem de alimentos como a manteiga e óleos, embora níveis elevados possam ter outras causas, como doenças genéticas, obesidade, uso de drogas ou álcool e cigarro em excesso.
    Disponível em:<http://www.google.eom/amp/s/g1.g lobo.com/google/amp/ciencia-esaude/noticÍa/2019/03/07/o-hotnem-cujo-sangue-ficou-branco-de-tantagordura. ghtml>
    Assinale a opção que apresenta uma importância biológica dos lipídios. 

     


     

    resolva Q72508    |     Comente a Questão (coloque o Nº "Q72508")    |   » Apostila de Biologia 2025

     

     

    prancheta
    Q72509

    Biologia   » Identidade dos seres vivos, Vírus e bactérias

    Ano: 2019 Banca: Colégio Naval   Órgão: Colégio Naval   Nível Fundamental   Prova: Aluno Colégio Naval

     

    Leia o texto abaixo e responda a pergunta a seguir.
    Não matem os macacos! Eles são aliados da saúde no combate à febre amarela.
    “Eles servem como anjos da guarda, como sentinelas da ocorrência da febre amarela”, explica Renato Alves, gerente de vigilância das Doenças de Transmissão Vetorial, do Ministério da Saúde. Esse é um alerta para que a população não mate os macacos, principalmente em regiões onde há incidência de febre amarela em humanos. Os macacos não são responsáveis pela transmissão, muito pelo contrário: servem como guias para a elaboração de ações de prevenção.
    Disponível em:<https://www.bio.fiocruz.br/index.php/nao-matem-os-macacos-e!es-sao-aliados-da-saude-no-combate-a-febre-amarela>
    É correto afirmar que a febre amarela é causada por: 

     


     

    resolva Q72509    |     Comente a Questão (coloque o Nº "Q72509")    |   » Apostila de Biologia 2025

     

     

    prancheta
    Q72510

    Biologia   » Identidade dos seres vivos, Briófitas e Pteridófitas

    Ano: 2019 Banca: Colégio Naval   Órgão: Colégio Naval   Nível Fundamental   Prova: Aluno Colégio Naval

     

    Leia o texto abaixo.
    "Musgo renasce 1.500 anos depois de ficar congelado na Antártica. Pesquisa descreveu pela 1ª vez espécie que sobreviveu por longo tempo.
    Um musgo na Antártica renasceu após passar mais de 1.500 anos sob uma camada de gelo, um recorde que marca o maior ciclo vital de qualquer planta conhecida, revelou um estudo feito por cientistas britânicos e divulgado esta semana nos Estados Unidos.
    Os cientistas capturaram amostras das profundezas de um banco de musgos congelados na Antártica. Eles cortaram os núcleos destas plantas e os colocaram em uma incubadora, a temperaturas e níveis de luz que estimulariam seu crescimento em condições normais.
    Depois de algumas semanas, o musgo começou a crescer.”
    Disponível em:<http://www.sobioloaia.com.br/conteudos/noticias/noticia18.php>
    Sobre os musgos é correto afirmar que:

     


     

    resolva Q72510    |     Comente a Questão (coloque o Nº "Q72510")    |   » Apostila de Biologia 2025

     

     

    prancheta
    Q72511

    Biologia   » Identidade dos seres vivos, Sistema Imunológico

    Ano: 2019 Banca: Colégio Naval   Órgão: Colégio Naval   Nível Fundamental   Prova: Aluno Colégio Naval

     

    Observe a reportagem. Começa a campanha de vacinação contra gripe na rede pública de saúde Previsão é vacinar mais de 54 milhões de pessoas. Vacina protege contra três vírus: H3N2, influenza B e H1N1.
    A campanha de vacinação contra a gripe já está valendo em toda a rede pública de saúde no Brasil. Tem direito a tomar a vacina de graça grupos prioritários: idosos, grávidas, mulheres com recém-nascidos de até 45 dias, índios, presidiários, trabalhadores da saúde, professores e crianças de pelo menos seis meses de idade e menores de cinco anos. Além de pessoas com doenças crônicas, como hipertensão, asma e bronquite.
    Disponível em;<http://g1.globo.com/jornal-nacional/noticia/2018/04/comeca-campanha-de-vacinacao-contra-gripe-na-rede-publica-de-saude.html> Em relação às vacinas e ao funcionamento do sistema imune, analise as afirmativas abaixo.
    I- O anticorpo reage apenas com o corpo estranho contra o qual foi produzido. Os anticorpos são produzidos por um tipo de célula do sistema imune.
    II- As vacinas são produzidas a partir de vírus inativados ou atenuados, que, ao serem colocados no nosso corpo, estimulam a produção de anticorpos e células de memória pelo nosso sistema imunológico.
    III- A produção de vacinas é realizada no corpo de outro ser vivo, que normalmente é um mamífero de grande porte, como um cavalo.
    IV- Diferente das vacinas, os soros são usados em casos em que há necessidade de tratamento rápido, ou seja, quando não é possível esperar a produção de anticorpos pelo nosso corpo.
    Estão corretas apenas as afirmativas:

     


     

    resolva Q72511    |     Comente a Questão (coloque o Nº "Q72511")    |   » Apostila de Biologia 2025

     

     

    prancheta
    Q72536

    Biologia   » Moléculas, células e tecidos, Mitose, Meiose

    Ano: 2018 Banca: Colégio Naval   Órgão: Colégio Naval   Nível Fundamental   Prova: Aluno - 2º Dia

     

    Leia o texto abaixo e responda a pergunta a seguir.
    Peixe se reproduz sem sexo e desafia teoria de extinção da espécie
    A teoria da evolução sugere que as espécies que se reproduzem de forma assexuada tendem a desaparecer rapidamente, uma vez que seu genoma acumula mutações mortais ao longo do tempo, Mas um estudo sobre um peixe lançou dúvidas sobre a velocidade desse declínio. Apesar de milhares de anos de reprodução assexuada, o genoma da molinésia-amazona (amazon molly, em inglês), que vive no México e no sul dos Estados Unidos, é notavelmente estável e a espécie sobreviveu. Os detalhes do trabalho foram publicados na revista Nature Ecology and Evolution.
    Disponível em:<http://www.bbc.com/portuguese/internacional43062040
    Sobre a reprodução dos seres vivos, é INCORRETO afirmar que:

     


     

    resolva Q72536    |     Comente a Questão (coloque o Nº "Q72536")    |   » Apostila de Biologia 2025

     

     

    Compartilhe:

     

    Compartilhe Questões

     

     

    Deixe seu comentário com o número da Questão ex.Q12345:

    *Para ver o gabarito - clique em → resolva Q...:

    As questões são de autoria das organizadoras mencionadas, divergências quanto ao conteúdo, ao gabarito, a formulação etc., devem ser encaminhas a elas (organizadoras de concursos)