399 Questões de Enfermagem - Urgência e Emergência 2025

Últimas Questões de Enfermagem Atualizadas

  • Universidade Federal de Alagoas (UFAL)
  •  

    prancheta
    Q46517
    Ano: 2018  Órgão: Universidade Federal de Alagoas (UFAL)   Nível Superior   Prova: Enfermeiro

     

    JLC, 34 anos, sexo masculino, vítima de trauma provocado por arma de fogo na região abdominal. Levado para a Unidade de Saúde da Família, necessita do primeiro atendimento para, então, ser transportado até a unidade de referência. Ao exame físico, o enfermeiro detectou que os ferimentos de JLC podem representar risco de ocorrência de choque hipovolêmico, uma vez que o sangramento pode estar oculto numa avaliação inicial. Sabe-se que esse tipo de choque requer cuidados imediatos, os quais o enfermeiro precisa ter em mente para atendimento. São sinais de choque hipovolêmico:

     


     

    resolva Q46517    |     Comente a Questão (coloque o Nº "Q46517")    |   » Apostila de Enfermagem 2025

     

     

  • Empresa Maranhense de Administração Portuária (EMAP)
  •  

    prancheta
    Q47239

    Enfermagem   » Urgência e emergência

    Ano: 2018 Banca: CESPE UnB   Órgão: Empresa Maranhense de Administração Portuária (EMAP)   Nível Superior   Prova: Analista Portuário - Enfermagem

     

    Julgue o item a seguir, quanto ao socorro de pessoas adultas em situações especiais por acidentes com múltiplas vítimas.
    Situação hipotética: Três trabalhadores vítimas de um desabamento de objetos da construção de um edifício estão presos sob alguns destroços. Segundo especialistas, a construção encontra-se estável, sem risco de novo desabamento. Assertiva: Nessa situação, é necessário remover os destroços que estejam sobre os corpos das vítimas e puxá-las o mais rápido possível do local, a fim de dar início aos primeiros socorros e a medidas de ressuscitação, caso sejam necessárias. 
     

     


     

    resolva Q47239    |     Comente a Questão (coloque o Nº "Q47239")    |   » Apostila de Enfermagem 2025

     

     

    prancheta
    Q47240

    Enfermagem   » Urgência e emergência

    Ano: 2018 Banca: CESPE UnB   Órgão: Empresa Maranhense de Administração Portuária (EMAP)   Nível Superior   Prova: Analista Portuário - Enfermagem

     

    Julgue o item a seguir, quanto ao socorro de pessoas adultas em situações especiais por acidentes com múltiplas vítimas.
    Situação hipotética: Um veículo com trabalhadores envolveu-se em um acidente de tráfego e ficou tombado de lado na pista. Assertiva: Nessa situação, deve-se, primeiramente, quebrar os vidros do veículo e retirar as vítimas o mais rápido possível, devido ao risco de incêndio.
     

     


     

    resolva Q47240    |     Comente a Questão (coloque o Nº "Q47240")    |   » Apostila de Enfermagem 2025

     

     

    prancheta
    Q43060
    Ano: 2018 Banca: CESPE UnB   Órgão: Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH)   Nível Médio   Prova: Técnico em Enfermagem

     

        Lúcia, técnica de enfermagem, foi chamada pelo acompanhante de André, um paciente com sessenta e três anos de idade, internado havia dois dias por conta de uma pneumonia. Ao chegar ao quarto de André, Lúcia percebeu que ele parecia não respirar.
    Com respeito a esse caso clínico, julgue o próximo item.
    Se for comprovada parada cardiorrespiratória, Lúcia deverá iniciar reanimação cardiopulmonar, com ciclos de quinze compressões eficientes — deprimindo o tórax em cerca de 3 cm, com completo retorno — e cinco insuflações eficientes, de 5 s cada uma, e com elevação visível do tórax.
     

     


     

    resolva Q43060    |     Comente a Questão (coloque o Nº "Q43060")    |   » Apostila de Enfermagem 2025

     

     

    prancheta
    Q43057

    Enfermagem   » Urgência e emergência

    Ano: 2018 Banca: CESPE UnB   Órgão: Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH)   Nível Médio   Prova: Técnico em Enfermagem

     

        Mariana, com setenta e seis anos de idade, apresenta, em atendimento hospitalar de emergência, forte dor precordial, em aperto, contínua, com irradiação para o pescoço, e leve tontura — segundo a paciente, há cerca de 30 min. Ela tem história de hipertensão arterial crônica e vem sendo acompanhada regularmente por seu cardiologista. No exame, Mariana encontra-se dispneica, agitada, com PA de 190 mmHg × 130 mmHg e oximetria de pulso em 92%.
    Acerca desse caso clínico, julgue o item a seguir.
    O quadro apresentado por Mariana pode ser corretamente classificado como uma urgência hipertensiva.

     


     

    resolva Q43057    |     Comente a Questão (coloque o Nº "Q43057")    |   » Apostila de Enfermagem 2025

     

     

    Compartilhe:

    Veja mais Questões de Urgência e Emergência

     

    Compartilhe Questões de Urgência e Emergência

     

     

    Deixe seu comentário com o número da Questão ex.Q12345:

    *Para ver o gabarito - clique em → resolva Q...:

    As questões são de autoria das organizadoras mencionadas, divergências quanto ao conteúdo, ao gabarito, a formulação etc., devem ser encaminhas a elas (organizadoras de concursos)